Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/5786
Title: | A responsabilidade civil no âmbito da circulação automática (Automated Driving Systems – ADS) de veículos na via pública |
Author: | Campos, Joaquim de Oliveira |
Advisor: | Morais, Américo Fernando de Gravato |
Keywords: | Direito Sistemas de Condução Automática Nível de Automação Responsabilidade Civil Extracontratual |
Issue Date: | 2020 |
Abstract: | Esta Tese de Dissertação de Mestrado em Ciências Juridicas Civilisticas, tem por título A Responsabilidade
Civil no Âmbito da Circulação Automática de Veículos na Via Pública. O objetivo foi o de contribuir para o
conhecimento da temática dos sistemas automáticos de condução automóvel (ADS). Estes compõem-se em
três níveis de automação: 3, 4 e 5. Este último, significa que, em última instância, a figura do condutor de um
veículo não existe mais, passando a ser conduzido por ligação a um sistema partilhado de circulação pública.
Algumas modificações nas normas do Direito Civil, em Portugal, impor-se-ão, mormente no que concerne ao
artigo 493 do (CC, 2016), bem como a subsunção do regime a aplicar que surge deste, para além de
alterações no Código da Estrada e do seguro automóvel obrigatório. A noção de circulação terrestre, para os
níveis 3, 4 e 5, também carece de modificações, bem como o artigo 499.º e o conceito de direção efetiva, com
o artigo 503.º. O artigo 350.º, número 2, igualmente. This Master's Dissertation Thesis in Civil Juridical Sciences, is entitled Civil Liability in the Field of Automated Driving Systems of Vehicles on Public Road. The objective was to contribute to the knowledge of the topic of automated driving systems (ADS). These consist of three levels of automation: 3, 4 and 5. The latter means that, ultimately, the figure of the driver of a vehicle no longer exists, and is now driven by connection to a shared public circulation system. Some changes in the rules of Civil Law in Portugal will be imposed, especially with regard to article 493 of (CC, 2016), as well as the subsumption of the regime to be applied that arises from this, in addition to changes in the Highway Code and compulsory motor insurance. The notion of land circulation, for levels 3, 4 and 5, also needs modifications, as well as article 499 and the concept of effective direction, with article 503. Article 350, paragraph 2, also. |
Description: | Exame público realizado a1 de fevereiro de 2021 Dissertação de mestrado em Direito, área de Ciências Jurídicas Civilísticas, Universidade Lusíada, Porto, 2020 |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/5786 |
Document Type: | Master Thesis |
Appears in Collections: | [ULP-FD] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação de mestrado.pdf | Dissertação | 4,05 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License