Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/218
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moreira, Paulo | - |
dc.contributor.author | Oliveira, João Tiago | - |
dc.contributor.author | Crusellas, Lorena | - |
dc.contributor.author | Lima, Adriana | - |
dc.date | 2012 | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-11T16:16:23Z | - |
dc.date.available | 2013-01-11T16:16:23Z | - |
dc.date.issued | 2012 | pt_PT |
dc.identifier.citation | Moreira, Paulo [et al.] (2012) - Inventário de identificação de emoções e sentimentos (IIES) : estudo de desenvolvimento e de validação. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 3:1 (Janeiro-Junho 2012) 39-66. | - |
dc.identifier.issn | 1647-4120 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/218 | - |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.34628/ky61-8g85 | - |
dc.description | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 3, n. 1 (Janeiro-Junho 2012). - p. 39-66. | por |
dc.description.abstract | Uma questão central à avaliação da eficácia das estratégias de promoção de competências emocionais em crianças é a existência de instrumentos que avaliem as diversas componentes do funcionamento emocional, em crianças em idade escolar e pré-adolescentes. A avaliação das competências adquiridas é fundamental para a selecção diferencial das estratégias a implementar junto de diferentes populações, especialmente junto de populações envolvidas em educação especial. Apesar da importância das competências de identificação e diferenciação emocional para o funcionamento emocional adaptativo, a disponibilidade de instrumentos de avaliação destas dimensões é extremamente reduzida. O objectivo deste estudo foi desenvolver e avaliar as características psicométricas do Inventário de Identificação e Diferenciação Emocional, um instrumento de avaliação da capacidade de identificar e diferenciar emoções junto de crianças em idade escolar e pré-adolescentes. Os resultados revelam uma estrutura de 3 factores (valência neutra, valência negativa e valência positiva) com valores de consistência interna superiores a .80 (excepto na escala composta por itens de valência positiva). Este estudo sugere que este instrumento é adequado para a avaliação da capacidade de identificação e diferenciação emocional e pode ser particularmente útil para a avaliação das competências de identificação e diferenciação emocional em crianças em idade escolar. Futuros estudos deverão avaliar a estrutura factorial, bem como os indicadores de validade e de fidelidade, em outras populações, incluindo crianças com necessidades educativas especiais. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Emoções nas crianças | por |
dc.title | Inventário de identificação de emoções e sentimentos (IIES) : estudo de desenvolvimento e de validação | por |
dc.title.alternative | Emotions and feelings identification awareness inventory : development and validation studies | por |
dc.type | article | por |
dc.identifier.citationtitle | Inventário de identificação de emoções e sentimentos (IIES) : estudo de desenvolvimento e de validação | - |
dc.identifier.citationauthor | Moreira, Paulo | - |
dc.identifier.citationauthor | Oliveira, João Tiago | - |
dc.identifier.citationauthor | Crusellas, Lorena | - |
dc.identifier.citationauthor | Lima, Adriana | - |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] RPCA, v. 03, n. 1 (Janeiro-Junho 2012) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rpca_v3n1_2_artigo.pdf | Texto integral | 252,27 kB | Adobe PDF | View/Open |
rpca_v3n1_2_declaracao.pdf Restricted Access | Declaração | 1,25 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.