Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/218
Title: Inventário de identificação de emoções e sentimentos (IIES) : estudo de desenvolvimento e de validação
Other Titles: Emotions and feelings identification awareness inventory : development and validation studies
Author: Moreira, Paulo
Oliveira, João Tiago
Crusellas, Lorena
Lima, Adriana
Keywords: Emoções nas crianças
Issue Date: 2012
Citation: Moreira, Paulo [et al.] (2012) - Inventário de identificação de emoções e sentimentos (IIES) : estudo de desenvolvimento e de validação. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 3:1 (Janeiro-Junho 2012) 39-66.
Abstract: Uma questão central à avaliação da eficácia das estratégias de promoção de competências emocionais em crianças é a existência de instrumentos que avaliem as diversas componentes do funcionamento emocional, em crianças em idade escolar e pré-adolescentes. A avaliação das competências adquiridas é fundamental para a selecção diferencial das estratégias a implementar junto de diferentes populações, especialmente junto de populações envolvidas em educação especial. Apesar da importância das competências de identificação e diferenciação emocional para o funcionamento emocional adaptativo, a disponibilidade de instrumentos de avaliação destas dimensões é extremamente reduzida. O objectivo deste estudo foi desenvolver e avaliar as características psicométricas do Inventário de Identificação e Diferenciação Emocional, um instrumento de avaliação da capacidade de identificar e diferenciar emoções junto de crianças em idade escolar e pré-adolescentes. Os resultados revelam uma estrutura de 3 factores (valência neutra, valência negativa e valência positiva) com valores de consistência interna superiores a .80 (excepto na escala composta por itens de valência positiva). Este estudo sugere que este instrumento é adequado para a avaliação da capacidade de identificação e diferenciação emocional e pode ser particularmente útil para a avaliação das competências de identificação e diferenciação emocional em crianças em idade escolar. Futuros estudos deverão avaliar a estrutura factorial, bem como os indicadores de validade e de fidelidade, em outras populações, incluindo crianças com necessidades educativas especiais.
Description: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 3, n. 1 (Janeiro-Junho 2012). - p. 39-66.
URI: http://hdl.handle.net/11067/218
https://doi.org/10.34628/ky61-8g85
ISSN: 1647-4120
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, v. 03, n. 1 (Janeiro-Junho 2012)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rpca_v3n1_2_artigo.pdfTexto integral252,27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
rpca_v3n1_2_declaracao.pdf
  Restricted Access
Declaração1,25 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.