Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/997
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPires, Maria Adelaide Gregório dos Santos da Fonseca, 1939-por
dc.contributor.advisorGil, Carla Marina Fernandes, 1963-por
dc.contributor.authorPinto, José Manuel Mendonça Naves, 1974-por
dc.date.accessioned2014-07-21T16:14:55Z-
dc.date.available2014-07-21T16:14:55Z-
dc.date.issued2014-07-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/997-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014por
dc.descriptionExame público realizado em 18 de Julho de 2014por
dc.description.abstractFoi intenção do autor desenvolver um trabalho centrado em aspectos práticos do computador e da tecnologia digital, quando aplicados ao universo do design e da arquitectura. Isto aconteceu para compensar a tendência inicial de falar em termos gerais o que acontece como consequência da inclusão destas tecnologias no nosso quotidiano em tantas e variadas actividades (incluindo no ensino). Tentou-se evitar dispersão e focar o trabalho naquilo que influencia, em termos práticos, a vida profissional e académica na área de estudo do design. O ponto de partida da pesquisa bibliográfica foi o desenvolvimento do design de acordo com o modelo da escola da Bauhaus e, graças à pesquisa encontrada de investigadores académicos do MIT, perceber as evoluções que prometem mudanças práticas no panorama tecnológico e na sociedade actual. O objectivo era testar algumas das questões práticas e possíveis mudanças sociais durante o estágio e estabelecer algumas conclusões básicas. Mais do que apresentar resultados definitivos, a virtude deste trabalho será o conjunto bibliográfico encontrado e sintetizado, na certeza de que desenvolvimentos importantes poderão surgir no futuro. Finalmente foram incluídas duas componentes axiológicas: em primeiro lugar referentes à importância de compreender o contexto social do autor como parte integrante da expressão artística, o que pode ajudar a compreender a filtragem do panorama tecnológico actual para a realidade portuguesa de acordo com realidades culturais e económicas; em segundo lugar também foi incluída uma referência ao desenho como método intemporal para registar o pensamento conceptual.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArtes - Ensino e estudopor
dc.subjectArte - Inovações tecnológicaspor
dc.subjectEscola Secundária Quinta do Marquês (Oeiras, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)por
dc.titleConsequências da tecnologia no ensino das artes visuaispor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201120844por
Appears in Collections:[ULL-IPCE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
meav_jose_pinto_dissertacao.pdfDissertação8,17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.