Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/8552
Título: Estado de Direito e inteligência artificial : na encruzilhada entre escolhas humanas e escolhas de IA?
Autor: Filipe, Ana Paula
Duarte, Fernanda
Aguiar, Filipa Maria de Almeida Pais de, 1972-
Silva, Nuno
Palavras-chave: Estado de Direito
Inteligência artificial
Data: 2026
Editora: Universidade Lusíada Editora
Citação: Filipe, Ana Paula e outros. Estado de Direito e Inteligência Artificial : Na Encruzilhada entre Escolhas Humanas e Escolhas de IA? In: MARTINS, Afonso de Oliveira, coord. ; LÓPEZ ULLA, Juan Manuel, coord. (2026). A defesa do Estado de Direito no século XXI = La defensa del Estado de Derecho en el siglo XXI. P. 477-502. Lisboa: Universidade Lusíada Editora. ISBN 978-989-640-302-7.
Resumo: A disseminação global e ampla utilização dos sistemas de Inteligência Artificial, robots e tecnologias conexas (IA), particularmente, na última década, significaram, antes do mais, a necessidade de repensar o significado de escolha. O presente estudo tem como objecto de pesquisa a compreensão e ponderação sobre o significante e significado do signo escolha entendido enquanto capacidade de decidir entre uma miríade de opções possíveis. Escolhas humanas e escolhas algorítmicas, i.e., resultantes de um sistema de IA, distinguem-se, desde logo e por ora, pela existência de um substracto orgânico, de uma mente e dos dispositivos como a consciência e sentimentos. Assim, a escolha humana terá subjacente dimensões e princípios éticos que as escolhas geradas por um algoritmo poderão, eventualmente, ignorar. Tudo dependerá, verdadeiramente, da escolha humana em fazer incluir ou excluir, a priori, princípios éticos no momento da construção dos sistemas de IA bem como a observância de códigos de conduta pelos designers deste tipo de sistemas. A questão torna-se, particularmente relevante no caso dos sistemas de IA que operam em áreas sensíveis como a saúde, educação, eleições, etc…, ou seja, sistemas de IA que representam um risco elevado em áreas sensíveis e exigem o reforço da protecção dos Direitos Humanos e do Estado de Direito Democrático (…).
Descrição: MARTINS, Afonso de Oliveira, coord. ; LÓPEZ ULLA, Juan Manuel, coord. (2026). A defesa do Estado de Direito no século XXI = La defensa del Estado de Derecho en el siglo XXI. Lisboa: Universidade Lusíada Editora. ISBN 978-989-640-302-7.
URI: http://hdl.handle.net/11067/8552
https://doi.org/10.34628/CS0G-FA23
Tipo de Documento: Parte de Livro
Aparece nas colecções:[ILID-CEJEIA] Contribuições em livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Livro_Martins_Lopez_A_defesa_do_Estado_de_Direito_no_seculo_XXI_477-502.pdf186,36 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons