Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/7804
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAntunes, Rita Alexandra Rosa, 1983--
dc.contributor.authorPereira, Joana Matias, 1999--
dc.date.accessioned2025-01-31T11:18:51Z-
dc.date.available2025-01-31T11:18:51Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationPereira, Joana Matias (2024) - Animais de companhia e o desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças. Lisboa : [s.n.].-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7804-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2024.pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 18 de dezembro de 2024.pt_PT
dc.description.abstractste estudo teve como objetivo analisar a relação entre a convivência com animais de companhia e a aquisição de competências socioemocionais. Como tal, realizou-se um estudo comparativo, composto por uma amostra de 81 participantes com idades compreendidas entre os 10 e 12 anos (60,5% sexo masculino; 39,5% sexo feminino). O protocolo de avaliação foi constituído por quatro instrumentos: o Questionário sociodemográfico, a Escala de Empatia para com Animais, a Questionnaire to Assess Affective and Cognitive Empathy in Children - versão portuguesa e a Lexington Attachment to Pets Scale. Os resultados obtidos sugeriram que a interação com animais de companhia não apresenta uma relação estatisticamente significativa com os níveis de empatia desenvolvidos pelas crianças. De modo geral, o sexo feminino revelou maior ligação emocional e preocupação empática com animais comparativamente ao sexo masculino. Relativamente à transição de idades, evidenciaram-se algumas diferenças relevantes no domínio da empatia, revelando que as crianças de 10 anos possuem níveis superiores de preocupação empática com animais quando comparadas com os pré-adolescentes de 11 e 12 anos. Da mesma forma, as crianças com 12 anos, manifestam maiores níveis de ligação emocional com os animais, comparativamente às crianças de 10 e 11 anos. Encontrou-se ainda, uma associação entre a empatia expressa com outros seres humanos e animais, revelando que as crianças com maior apego a animais, apresentam também maior capacidade para compreender emoções, sejam elas manifestadas por humanos ou por animais.pt_PT
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the relation between companionship with pets and the development of socioemotional competencies. A comparative study was conducted with a sample of 81 participants aged between 10 and 12 years (60,5% male; 39,5% female), utilizing four psychometric instruments (Sociodemographic Questionnaire, Empathy Scale for Animals, Questionnaire to Assess Affective and Cognitive Empathy in Children - Portuguese version, and the Lexington Attachment to Pets Scale). The results suggest that interaction with pets does not have a statistically significant relation with the levels of empathy developed by children. Overall, it was observed that females demonstrate a stronger emotional attachment and empathetic concern for animals compared to males. Regarding age-related transitions, notable differences were found in the domain of empathy, revealing that 10-year-old children exhibit higher levels of empathetic concern for animals compared to the 11 and 12-year-old groups. Additionally, 12-year-old children showed greater emotional attachment to animals compared to 10 and 11-year-olds. There is also an association between empathy expressed towards other human beings and animals, concluding that children with greater attachment to animals also exhibit a higher capacity to understand emotions, whether those are manifested by humans or animals.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCrianças e animaispt_PT
dc.subjectAnimais de estimação - Aspectos sociaispt_PT
dc.subjectCompetências sociais em criançaspt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.titleAnimais de companhia e o desenvolvimento de competências socioemocionais em criançaspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203877853pt_PT
dc.identifier.citationtitleAnimais de companhia e o desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças-
dc.identifier.citationauthorPereira, Joana Matias-
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mpc_joana_pereira_dissertacao.pdfDissertação734,77 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons