Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/7804
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Antunes, Rita Alexandra Rosa, 1983- | - |
dc.contributor.author | Pereira, Joana Matias, 1999- | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-31T11:18:51Z | - |
dc.date.available | 2025-01-31T11:18:51Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | Pereira, Joana Matias (2024) - Animais de companhia e o desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças. Lisboa : [s.n.]. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/7804 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2024. | pt_PT |
dc.description | Exame público realizado em 18 de dezembro de 2024. | pt_PT |
dc.description.abstract | ste estudo teve como objetivo analisar a relação entre a convivência com animais de companhia e a aquisição de competências socioemocionais. Como tal, realizou-se um estudo comparativo, composto por uma amostra de 81 participantes com idades compreendidas entre os 10 e 12 anos (60,5% sexo masculino; 39,5% sexo feminino). O protocolo de avaliação foi constituído por quatro instrumentos: o Questionário sociodemográfico, a Escala de Empatia para com Animais, a Questionnaire to Assess Affective and Cognitive Empathy in Children - versão portuguesa e a Lexington Attachment to Pets Scale. Os resultados obtidos sugeriram que a interação com animais de companhia não apresenta uma relação estatisticamente significativa com os níveis de empatia desenvolvidos pelas crianças. De modo geral, o sexo feminino revelou maior ligação emocional e preocupação empática com animais comparativamente ao sexo masculino. Relativamente à transição de idades, evidenciaram-se algumas diferenças relevantes no domínio da empatia, revelando que as crianças de 10 anos possuem níveis superiores de preocupação empática com animais quando comparadas com os pré-adolescentes de 11 e 12 anos. Da mesma forma, as crianças com 12 anos, manifestam maiores níveis de ligação emocional com os animais, comparativamente às crianças de 10 e 11 anos. Encontrou-se ainda, uma associação entre a empatia expressa com outros seres humanos e animais, revelando que as crianças com maior apego a animais, apresentam também maior capacidade para compreender emoções, sejam elas manifestadas por humanos ou por animais. | pt_PT |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the relation between companionship with pets and the development of socioemotional competencies. A comparative study was conducted with a sample of 81 participants aged between 10 and 12 years (60,5% male; 39,5% female), utilizing four psychometric instruments (Sociodemographic Questionnaire, Empathy Scale for Animals, Questionnaire to Assess Affective and Cognitive Empathy in Children - Portuguese version, and the Lexington Attachment to Pets Scale). The results suggest that interaction with pets does not have a statistically significant relation with the levels of empathy developed by children. Overall, it was observed that females demonstrate a stronger emotional attachment and empathetic concern for animals compared to males. Regarding age-related transitions, notable differences were found in the domain of empathy, revealing that 10-year-old children exhibit higher levels of empathetic concern for animals compared to the 11 and 12-year-old groups. Additionally, 12-year-old children showed greater emotional attachment to animals compared to 10 and 11-year-olds. There is also an association between empathy expressed towards other human beings and animals, concluding that children with greater attachment to animals also exhibit a higher capacity to understand emotions, whether those are manifested by humans or animals. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Crianças e animais | pt_PT |
dc.subject | Animais de estimação - Aspectos sociais | pt_PT |
dc.subject | Competências sociais em crianças | pt_PT |
dc.subject | Emoções | pt_PT |
dc.title | Animais de companhia e o desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203877853 | pt_PT |
dc.identifier.citationtitle | Animais de companhia e o desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças | - |
dc.identifier.citationauthor | Pereira, Joana Matias | - |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mpc_joana_pereira_dissertacao.pdf | Dissertação | 734,77 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License