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Title: O impacto dos meios digitais no setor do entretenimento musical em Portugal, um retrato pré, durante e pós Covid-19
Author: Alves, Francisco Simões Ferreira
Advisor: Vaz, Joel Filipe Pedroso
Keywords: Gestão
Meios de Comunicação Digitais
Pandemia Covid-19
Artistas
Issue Date: 2023
Abstract: Com a consciencialização e declaração da situação pandémica a 2 de Março de 2020, verificou-se tanto em Portugal como em grande parte do Mundo, o encerramento massificado de espaços que pudessem compreender grandes aglomerados de pessoas, entre os quais salas de espetáculos, anfiteatros e outros recintos. Sucederam-se várias fases de confinamento que impediram todo o setor de entretenimento musical de trabalhar e paralelamente de ficar sem a sua principal fonte de rendimento, os espetáculos ao vivo. Reunidos todos os fatores para a imposição de uma tendência que já vinha a crescer com o passar dos anos, deu-se a aceleração da adoção dos meios digitais tornando se essencial para praticamente todos os artistas marcar a sua presença no mundo online. É nesse mesmo âmbito que se insere o presente trabalho, procurando avaliar o impacto que os meios digitais tiveram no setor do Entretenimento Musical em Portugal, retratando o momento pré, durante e pós-pandémico. Com esta investigação pretende-se compreender de que forma as ferramentas digitais contribuíram para a prevalência ou até mesmo subsistência desta indústria num momento conturbado, analisar os meios que surgiram durante as várias fases de confinamento e ainda perceber de que forma poderá ser aproveitada a aprendizagem obtida durante este período para aplicar esse conhecimento no negócio do entretenimento musical no futuro. Este trabalho desenvolveu uma pesquisa qualitativa através da aplicação de entrevistas em profundidade. Assim que reunidas as informações do setor e analisadas as entrevistas com profissionais da área, foi possível compreender que a totalidade dos elementos entrevistados considera as ferramentas digitais essenciais para as carreiras artísticas em Portugal. Os resultados revelaram também que estas ferramentas são vantajosas para os artistas permitindo-lhes conquistar notoriedade, vender merchandising e bilhetes, promover concertos e interagir com o seu público. Quanto às estratégias utilizadas, verificou-se que a maior barreira está relacionada com a rentabilização dos conteúdos criados digitalmente, no entanto destacam-se alguns casos de sucesso como as livestreams para efeitos de promoção e divulgação de trabalhos, as lojas online para venda de merchandising e produtos oficiais dos artistas / bandas, a subscrição de comunidades pagas com conteúdos exclusivos e ainda a vertente educacional. Esta pesquisa identificou ainda que os profissionais irão considerar as aprendizagens feitas durante a pandemia e manter a aposta nos meios digitais no futuro. Palavras-chave: Meios Digitais; Entretenimento Musical; Pandemia; Artistas.
With the awareness and declaration of the pandemic on March 2, 2020, there was a widespread closure in Portugal, as in most of the world, of spaces that could accommodate large crowds of people, like theaters and other venues. Simultaneously, various phases of lockdown were implemented, preventing an entire sector from working and depriving them of their main source of income - live performances. All the factors came together to establish a trend that had been growing over the last few years, the acceleration of the adoption of digital media, becoming an essential tool for all artists to establish their presence online. It is within this scope that the present work seeks to assess the impact that digital means had on the Music Entertainment sector in Portugal, depicting the pre, during, and post-pandemic moments. This research aims to understand how digital tools contributed to the prevalence or even the survival of this industry during a turbulent time, analyze the means that emerged during the various phases of lockdown and explore how the lessons learned during this period could be applied to the business in the future. This work conducted qualitative research through the application of in-depth interviews. Once the information was gathered as well as some interviews with industry professionals were analyzed, it was possible to understand that all the respondentsconsider digital tools essential for artistic careers in Portugal. The results also revealed that these tools are advantageous for artists, enabling them to gain visibility, sell merchandise and tickets, promote their concerts, and eveninteract with their audience. Regarding the strategies used, it is recognized that the main challenge lies in monetizing the created content, but some successful cases stood out, such as livestreams for promotion and dissemination of their work, online stores for selling merchandise and official products, subscription to paid communities with exclusive content and educational content such as courses and masterclasses. This research project further reveals that professionals will consider the lessons learned during the pandemic and continue to invest in digital tools in the future. Keywords: Digital Media; Music Entertainment; Pandemic; Artists.
Description: Mestrado em Gestão
Exame Público realizado em 30 de novembro de 2023
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11067/7579
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULF-FCEE] Dissertações

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