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dc.contributor.advisorOliveira, Maria Elizabeth Faria Real de-
dc.contributor.authorNunes, Tânia Marlene da Costa-
dc.date.accessioned2024-09-12T09:14:02Z-
dc.date.available2024-09-12T09:14:02Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7577-
dc.descriptionMestrado em Gestãopt_PT
dc.descriptionExame Público realizado em 10 de fevereiro de 2023pt_PT
dc.description.abstractNum contexto de ambiente de trabalho, a forma como os colaboradores agem é um elemento-chave para um bom funcionamento da organização. Como tal, é necessário conhecer, identificar e caracterizar os diferentes comportamentos dentro das organizações, tendo em conta o que motiva os diferentes colaboradores. Nos dias de hoje, cada colaborador tem a sua maneira de ser, agir e pensar. Estamos num mundo em constante mudança, a todos os níveis, pelo que saber compreender o comportamento humano é muito importante. Com o presente estudo é pretendido conhecer e compreender as motivações dos diferentes colaboradores, em setores industriais mais tradicionais (como o têxtil), com o objetivo de captar e reter talento, assim como, criar um bom ambiente organizacional, o que se irá traduzir em organizações mais competitivas e sustentáveis. A abordagem metodológica utilizada inseriu-se no âmbito do pragmatismo. Este paradigma enfatiza a utilidade prática e a aplicação dos resultados da pesquisa na resolução de problemas do mundo real. Neste contexto, optou-se por uma abordagem mista que permite combinar a objetividade dos métodos quantitativos (inquérito por questionário) com a profundidade e a compreensão proporcionadas pelos métodos qualitativos (entrevistas). Essa combinação de abordagens quantitativas e qualitativas permitiu uma compreensão mais abrangente e holística do problema, bem como a possibilidade de responder aos diferentes tipos de perguntas de pesquisa colocados. Foram recolhidos e tratados 169 inquéritos e realizadas 5 entrevistas. Com os resultados obtidos, é possível concluir que os colaboradores deste setor são ainda motivados muito na base do seu rendimento, no entanto, conseguiu-se identificar que fatores como o reconhecimento, comunicação e formação atribuída em contexto de trabalho, encontram-se a assumir uma importância crescente com impacto no desempenho dos colaboradores na sua motivação, pelo que não deverão ser descurados pelas empresas deste setor. Palavras-Chave: Comportamento Organizacional, Gestão de Talento, Motivação, Indústria têxtil e vestuário.pt_PT
dc.description.abstractIn a work environment context, the way employees behave is a key element for the proper functioning of an organization. Therefore, it is necessary to understand, identify, and characterize different behaviours within organizations, taking into account what motivates different employees. In today's world, each employee has their own way of being, acting, and thinking. We are in a constantly changing world at all levels, which makes understanding human behaviour very important. The purpose of this study is to understand the motivations of different employees in more traditional industrial sectors, such as the textile industry. The objective is to attract and retain talent, as well as create a positive organizational environment, which will result in more competitive and sustainable organizations. The chosen methodological approach falls within the pragmatism framework. This paradigm emphasizes the practical usefulness and application of research results in solving real-world problems. In this context, a mixed-method approach was employed, combining the objectivity of quantitative methods (questionnaire survey) with the depth and understanding provided by qualitative methods (interviews). This combination of quantitative and qualitative approaches allowed for a more comprehensive and holistic understanding of the problem, as well as the ability to address different types of research questions. A total of 169 surveys were collected and analysed, and 5 interviews were conducted. Based on the obtained results, it can be concluded that employees in this sector are still largely motivated by their performance. However, it was identified that factors such as recognition, communication, and workplace training are gaining increasing importance with an impact on employee performance and motivation. Therefore, companies in this sector should not overlook these aspects. Keywords: Organizational Behaviour, Talent Management, Motivation, Textile and Apparel Industry, Professional Generation.en
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectComportamento organizacionalpt_PT
dc.subjectMotivação do Empregadopt_PT
dc.subjectIndústria Têxtilpt_PT
dc.titleO futuro do têxtil - motivação dos colaboradores : aplicação na zona nortept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
degois.publication.locationVila Nova de Famalicãopt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.identifier.tid203476140-
Appears in Collections:[ULF-FCEE] Dissertações

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