Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/7342
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGutiérrez Jiménez, Susana Aurora, 1971--
dc.contributor.advisorLima, Cláudia Rute de Barros Viana Maçarico Bandeira de, 1972--
dc.contributor.authorBretes, Mariana Gameiro, 1999--
dc.date.accessioned2024-02-20T17:12:49Z-
dc.date.available2024-02-20T17:12:49Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7342-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 26 de Janeiro de 2024pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório descreve o trabalho desenvolvido durante o estágio realizado no âmbito do mestrado em musicoterapia do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada de Lisboa. O estágio foi realizado no Centro de Desenvolvimento Infantil - LógicaMentes, em Telheiras – Lisboa. Este relatório tem como propósito documentar a intervenção musicoterapêutica com uma população de crianças com perturbações do neurodesenvolvimento, pretendendo compreender os benefícios da música enquanto catalisador e ferramenta terapêutica. Para tal, foram selecionados sete utentes cujo programa de intervenção beneficiou de uma sessão de musicoterapia individual, com duração de uma hora e de periocidade semanal, de outubro de 2021 a junho de 2022. Os participantes foram sujeitos a uma avaliação quantitativa no início e no final da intervenção, cujos resultados indicam o papel relevante que a musicoterapia tem ao ser agente de mudança, promovendo, assim, as capacidades e diminuindo as dificuldadespt_PT
dc.description.abstractThis report describes the work carried out during the internship of the master's degree in music therapy at the Institute of Psychology and Educational Sciences of the Lusíada University of Lisbon. The internship was carried out at the Center for Child Development - LógicaMentes, in Telheiras – Lisbon. This report aims to document the music therapy intervention with a population of children with neurodevelopmental disorders, intending to understand the benefits of music as a catalyst and therapeutic tool. For this, seven users were selected whose intervention program benefited from an individual music therapy session, lasting one hour and weekly, from October 2021 to June 2022. The participants were subject to a quantitative assessment at the beginning and end of the intervention, the results of which indicate the relevant role that music therapy plays in being an agent of change, thus promoting capabilities and reducing difficulties.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMusicoterapia para criançaspt_PT
dc.subjectMusicoterapia - Prática profissionalpt_PT
dc.subjectCrianças com perturbações do desenvolvimentopt_PT
dc.subjectLógicaMentes - Ensino e estudo (Estágio)pt_PT
dc.titleCanta-me como és : musicoterapia em crianças com perturbações do neurodesenvolvimentopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203538986pt_PT
Appears in Collections:[ULL-IPCE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mmt_mariana_bretes_dissertacao.pdfDissertação1,41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons