Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/7269
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Coelho, Vítor Alexandre Belo de Moura Pereira | - |
dc.contributor.author | Vara, Joana Lisa Igreja | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-13T10:26:03Z | - |
dc.date.available | 2023-12-13T10:26:03Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/7269 | - |
dc.description | Exame público realizado em 14 de novembro de 2023, às 13H | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação | - |
dc.description.abstract | As competências socioemocionais desempenham um papel central no desenvolvimento dos adolescentes, principalmente nos últimos anos com o surgimento da pandemia. Estas são consideradas fundamentais nas relações interpessoais, desempenho académico e profissional, bem-estar e saúde mental. O nível socioeconómico compreende múltiplas dimensões e parâmetros de análise, relacionando-se com o funcionamento humano de diferentes formas. O presente estudo assume como objetivo examinar se o nível socioeconómico dos adolescentes está associado a diferenças nas competências socioemocionais. Participaram na investigação 249 alunos, 123 (49.4%) do género masculino e 121 (48.6%) do género feminino, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos de idade (M=13.95; DP=1.11), que frequentavam o 3º Ciclo do Ensino Básico. Foram recolhidos dados relativos à Ação Social Escolar e foi utilizado o Questionário de Avaliação de Competências SocioEmocionais (Coelho et al., 2015; Coelho & Sousa, 2016). A partir das análises realizadas, dado que foram encontradas diferenças significativas no autocontrolo, consciência social e competências relacionais entre alunos de diferentes níveis socioeconómicos, pode concluir-se a importância da condição socioeconómica nas competências socioemocionais,. Os resultados revelaram que os alunos Sem Escalão são os que apresentarem valores mais altos nas competências mencionadas, sendo o autocontrolo a que apresenta um maior tamanho do efeito (η2 =.084). Relativamente à competência de tomada de decisão responsável, não foram encontradas diferenças significativas, implicando que existem outros fatores, para além dos recursos socioeconómicos, que determinam a forma como esta competência é adquirida. A presente investigação contribuiu para o aumento do conhecimento empírico acerca da relação entre as competências socioemocionais e o nível socioeconómico em adolescentes inseridos no sistema de ensino português. | pt_PT |
dc.description.abstract | Socioemotional competencies play a central role in the development of adolescents, especially in recent years with the emergence of the pandemic. They are considered fundamental in interpersonal relationships, academic and professional performance, well-being, and mental health. On the other hand, the socioeconomic status comprises multiple dimensions and guidelines of analysis, which relate to human functioning in different ways. The present study aims to examine whether the socioeconomic status of adolescents is associated with differences in socioemotional skills. 249 students participated in the research, 123 (49.4%) male and 121 (48.6%) female, aged between 12 and 17 years old (M=13.95; SD=1.11), who attended middle school. Data related to Socioeconomic support was collected and the Social and Emotional Competences Evaluation Questionnaire was used (Coelho et al., 2015; Coelho & Sousa, 2016). Based on the conducted analyses, given that significant differences were found in self-control, social awareness, and relational skills between students from different socioeconomic status, it can be concluded that socioeconomic status has relevance in socioemotional skills. The results revealed that the No-Support students are the ones with the highest values in the mentioned skills, with self-control displaying the largest effect size (η2=.084). Regarding responsible decision-making skills, no significant differences were found, which suggests that there are other factors, in addition to socioeconomic resources, that determine how this skill is acquired. This study contributed to increase the empirical knowledge regarding the relationship between socioemotional skills and socioeconomic level in adolescents inserted in the Portuguese education system. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | embargoedAccess (2 Years) | pt_PT |
dc.subject | Psicologia | pt_PT |
dc.subject | Psicologia da educação | pt_PT |
dc.subject | Adolescência - Competências socioemocionais | pt_PT |
dc.subject | Adolescência - Características sociais | pt_PT |
dc.subject | Teste psicológico - Questionário de Avaliação de Competências Socioemocionais (QACSE) | pt_PT |
dc.title | Competências socioemocionais e nível socioeconómico : estudo diferencial com alunos do 3.º CEB | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203408381 | - |
Appears in Collections: | [ULP-IPCE] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
290971 Joana Lisa Igreja Vara.pdf | 606,68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.