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Title: Regulação emocional, labilidade negativa e competências sociais em crianças envolvidas na prática desportiva
Author: Costa, Ana Beatriz Almeida
Advisor: Sousa, Mariana Lopes de
Keywords: Psicologia
Psicologia clínica
Crianças - Regulação emocional - Ajustamento socioemocional - Práticas desportivas
este psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Questionário de Regulação Emocional
Teste psicológico - Escala de Competências sociais K-6
Issue Date: 2022
Abstract: As competências de regulação emocional e sociais são dimensões estruturantes na gestão dos desafios associados ao contexto desportivo. Afigura-se, assim, relevante aprofundar a compreensão sobre a associação entre estas duas dimensões. Este estudo teve como objetivo aferir se a regulação emocional e a labilidade negativa se encontravam associadas às competências sociais de crianças em idade escolar que praticavam desporto federado. Visou, também, analisar as diferenças na regulação emocional e na labilidade negativa e nas competências sociais, em função da idade, do escalão desportivo e do número de anos de prática da modalidade. Participaram, neste estudo, 106 crianças do sexo masculino, entre os 7 e os 11 anos (M = 9.04; DP = 1.31), que praticavam futebol, numa academia do norte de Portugal. As competências de regulação emocional e as competências sociais foram avaliadas com as versões portuguesas do Emotion Regulation Checklist (ERC) e a forma para professores/as do Social Skills Rating System (ECS K-6), respetivamente. Não foram observadas diferenças na regulação emocional, na labilidade negativa e nas competências sociais, em função do grupo etário (i.e., 6-8 anos; 9-11 anos). Não se verificaram, também, associações estatisticamente significativas destas três dimensões, da idade e dos anos de prática desportiva com as competências sociais. Contudo, observou-se que as crianças pertencentes a escalões mais avançados apresentavam competências sociais mais frágeis, sobretudo no que concerne à cooperação. Estes resultados enfatizam a importância de implementar intervenções dirigidas à promoção das competências sociais para prevenir e/ou atenuar os efeitos adversos inerentes à competitividade que caraterizam o contexto desportivo.
Emotion regulation and social skills are key dimensions to effectively address the challenges associated with sports context. Hence, it is important to further understand the relationship between these two dimensions. This study aimed to assess the association of emotional regulation and negative lability with social skills in school-aged children who were engaged in federated sports. It also aimed to analyse the differences in emotional regulation, negative lability, and social skills, according to age, sport level, and number of years of sport’s practice. Participants were 106 boys, aged between 7 and 11 years old (M = 9.04; SD = 1.31), who played soccer at an academy in the north of Portugal. To assess children's emotion regulation skills and social skills, the Portuguese versions of the Emotion Regulation Checklist (ERC) and the teacher form of the Social Skills Rating System K-6 (ECS K-6) were used, respectively. There were no statistically significant differences in emotion regulation, negative lability, and social competences, regarding the age group (6-8 years-old; 9-11 years-old). Any statistically significant associations of these three dimensions, child’s age, and years of sport’s practice with social skills were also observed. Nevertheless, children who were members of groups associated with higher levels of competition exhibited weaker social skills, especially regarding cooperation. These results highlight the importance of implementing interventions to promote social skills, in sports context, to prevent and/or mitigate the adverse effects associated with the demands of this context.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica
Exame público realizado em 10 de julho de 2023, às 9H
URI: http://hdl.handle.net/11067/7018
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Dissertações

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