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http://hdl.handle.net/11067/6879
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Amorim, Paulo Jorge Ribeiro de Azevedo | - |
dc.contributor.author | Henriques, Sara Gomes da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T12:04:08Z | - |
dc.date.available | 2023-04-24T12:04:08Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/6879 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Relações Internacionais | - |
dc.description | Exame público realizado em 17 de abril 2023, às 13h30 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objeto de estudo – à luz dos conceitos das Teorias Funcionalista e Neofuncionalista das Relações Internacionais de David Mitrany e Ernest B. Hass – a análise da importância da mobilidade académica, como uma ferramenta da União Europeia na prossecução do seu objetivo máximo: a assunção pelos cidadãos europeus do sentimento de pertença a esta comunidade, em particular através da implementação do Programa Erasmus+, identificado pela Comissão Europeia como a iniciativa de maior sucesso tanto para o aprofundamento da União Europeia como na promoção e consolidação da identidade europeia comum. É neste quadro que procuraremos responder à nossa questão de partida: “Qual a importância do Programa Erasmus+ e da mobilidade académica europeia no reforço da identidade europeia?” É, assim, no contexto do debate sobre a promoção da mobilidade académica como instrumento potenciador da integração europeia, que se situa a problemática desta dissertação, procurando confirmar ou infirmar a hipótese de que o aprofundamento da integração comunitária europeia beneficia da mobilidade académica, nomeadamente através do Programa Erasmus+. | pt_PT |
dc.description.abstract | This work has as its object of study the analysis of the importance of the academic mobility, has a tool from the European Union to achieve it’s main goal: the assumption by the european citizens of the feeling of belonging to this community community. All this in the light of functionalist and neofunctionalist concepts and theoretical debates of International Relations by David Mitrany and Ernest B. Haas, in particular the implementation of the Erasmus+ Programme, as the European Commission identifies it as the most successful initiative both for the expansion of the European Union and for the promotion and solidification of the common European identity, which helps framing and explaining our problem, as we try to answer our initial question: "How important is the Erasmus+ Program and European academic mobility in the fortification of the European identity? In this context, the problem of this thesis it’s based on the debate about the promotion of academic mobility as an instrument of European integration, trying to confirm or disprove the hypothesis that academic mobility as well as the Erasmus+ Program have gained importance with the deepening community integration. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Relações Internacionais | pt_PT |
dc.subject | União Europeia - Mobilidade Académica | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior - Erasmus + - Mobilidade Residencial - Programa Comunitário | pt_PT |
dc.title | Os desafios da mobilidade académica na União Europeia : Programa Erasmus + (2014/2020) | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203276523 | - |
Appears in Collections: | [ULP-FD] Dissertações |
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289617 Sara Gomes da Silva Henriques.pdf | Dissertação de mestrado | 1,49 MB | Adobe PDF | View/Open |
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