Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/6676
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGomes, Luís Alberto Lima Maio Gomes-
dc.date.accessioned2023-01-10T10:19:48Z-
dc.date.available2023-01-10T10:19:48Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6676-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Design do Produto-
dc.descriptionExame público realizado em 5 de janeiro de 2023, às 16:00-
dc.description.abstractA luz tem uma grande importância na vida do ser humano desde o início da humanidade, não só pela sua função primária que permite iluminar o mundo, mas também por se conectar com o Homem pelo lado emocional. Isto pode perceber-se desde o seu caráter espiritual, sendo associada a ideais religiosos, até aos dias de hoje onde se mostra indispensável como estímulo na sociedade, muito observada nos espaços comerciais e na forma como são percecionados. Optou-se assim pelo estudo do dualismo racional e emocional do design de iluminação neste tipo de espaços, associando as qualidades técnicas e funcionais à vertente racional, enquanto o lado emocional se estende, essencialmente, com foco na perceção e, ainda, em como a luz pode alterar um ambiente neste sentido, bem como, nas sensações que a mesma consegue provocar. Todo este estudo é centrado não só numa forte revisão de literatura, mas também em estudos de caso que reforçam esta componente nos espaços comerciais e que culmina por fim num projeto elaborado no sentido racional e emocional da iluminação.pt_PT
dc.description.abstractLight has been of great importance in the life of human beings since the beginning of humanity. Not only for its primary function that allows to illuminate the world, but also for connecting with Man on the emotional side. This can be seen from its spiritual character, being associated with religious ideals, to the present day where it is indispensable as a stimulus in society, much observed in commercial spaces and in the way they are perceived. Therefore, we chose to study the rational and emotional dualism of lighting design in this type of spaces, associating the technical and functional qualities with the rational aspect. While the emotional side extends essentially with a focus on perception and how light can change an environment. in this sense, and in the sensations that it manages to provoke. All this study is channeled not only in a strong literature review, but also in case studies that reinforce this component in commercial spaces and that finally culminates in a project elaborated in the rational and emotional sense of lighting.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectDesign de Iluminaçãopt_PT
dc.subjectDesign de Ambientes - Espaços comerciaispt_PT
dc.subjectDesign - Emoções - Sensaçõespt_PT
dc.titleO Design de iluminação como fator racional e/ou emocional nos espaços comerciaispt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203153235-
Appears in Collections:[ULP-FAA] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
288566 Luis Alberto Maio Gomes.pdfDissertação de mestrado84,45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.