Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/6676
Title: O Design de iluminação como fator racional e/ou emocional nos espaços comerciais
Author: Gomes, Luís Alberto Lima Maio Gomes
Keywords: Design
Design de Iluminação
Design de Ambientes - Espaços comerciais
Design - Emoções - Sensações
Issue Date: 2022
Abstract: A luz tem uma grande importância na vida do ser humano desde o início da humanidade, não só pela sua função primária que permite iluminar o mundo, mas também por se conectar com o Homem pelo lado emocional. Isto pode perceber-se desde o seu caráter espiritual, sendo associada a ideais religiosos, até aos dias de hoje onde se mostra indispensável como estímulo na sociedade, muito observada nos espaços comerciais e na forma como são percecionados. Optou-se assim pelo estudo do dualismo racional e emocional do design de iluminação neste tipo de espaços, associando as qualidades técnicas e funcionais à vertente racional, enquanto o lado emocional se estende, essencialmente, com foco na perceção e, ainda, em como a luz pode alterar um ambiente neste sentido, bem como, nas sensações que a mesma consegue provocar. Todo este estudo é centrado não só numa forte revisão de literatura, mas também em estudos de caso que reforçam esta componente nos espaços comerciais e que culmina por fim num projeto elaborado no sentido racional e emocional da iluminação.
Light has been of great importance in the life of human beings since the beginning of humanity. Not only for its primary function that allows to illuminate the world, but also for connecting with Man on the emotional side. This can be seen from its spiritual character, being associated with religious ideals, to the present day where it is indispensable as a stimulus in society, much observed in commercial spaces and in the way they are perceived. Therefore, we chose to study the rational and emotional dualism of lighting design in this type of spaces, associating the technical and functional qualities with the rational aspect. While the emotional side extends essentially with a focus on perception and how light can change an environment. in this sense, and in the sensations that it manages to provoke. All this study is channeled not only in a strong literature review, but also in case studies that reinforce this component in commercial spaces and that finally culminates in a project elaborated in the rational and emotional sense of lighting.
Description: Dissertação de mestrado em Design do Produto
Exame público realizado em 5 de janeiro de 2023, às 16:00
URI: http://hdl.handle.net/11067/6676
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULP-FAA] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
288566 Luis Alberto Maio Gomes.pdfDissertação de mestrado84,45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.