Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/6534
Título: Tecnostress, tecnoeustress : estudo dos docentes do ensino superior em Portugal
Autor: Nascimento, Lígia, 1964-
Orientador: Correia, Maria Manuela Marques Faia, 1967-
Palavras-chave: Professores do ensino superior - Stresse ocupacional - Portugal
Tecnologia - Aspectos psicológicos
Pandemia da COVID-19, 2020- - Aspectos psicológicos
Data: 2022
Resumo: O papel estratégico do professor do ensino superior no desenvolvimento socioeconómico é inquestionável, pelo que zelar pela saúde e bem-estar destes profissionais deverá constituir uma preocupação premente. A progressiva digitalização do ensino integra as transformações a que a atividade docente tem sido exposta. As Tecnologias de informação e Comunicação trouxeram diversas vantagens, mas a sua utilização pode induzir stress – tecnostress - que tem sido principalmente considerado numa perspetiva negativa e prejudicial - tecnodistress. O presente estudo foca-se na pouco explorada vertente positiva – tecnoeustress – e tem como objetivo geral conhecer como pode a utilização das tecnologias no trabalho influenciar de forma benéfica o stress ocupacional e a atividade dos docentes do ensino superior. Para este fim, foi desenvolvido um modelo de relações, diretas e de moderação, que integra aspetos contextuais (caraterísticas da tecnologia e mecanismos organizacionais relacionados com o uso das tecnologias) e pessoais promotores de stress positivo e subsequentes atitudes e comportamentos de trabalho. Estudou-se também a evolução temporal destes fatores e respetivas relações em dois momentos, ambos sob as circunstâncias originadas pela pandemia COVID-19 e que envolveram o ensino remoto. O modelo foi empiricamente validado com recurso a uma metodologia mista, qualitativa e quantitativa. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas e recorreu-se à análise temática visando explorar perspetivas adicionais ao modelo conceptual de origem. Efetuaram-se trabalhos prévios de tradução, adaptação e validação dos 11 instrumentos de medida numa amostra representativa dos docentes do ensino superior portugueses. Através de um survey online, participaram no estudo 1.107 professores a nível nacional e obtiveram-se 712 respostas emparelhadas para o estudo evolutivo. A análise quantitativa foi concretizada utilizando-se análise exploratória e inferencial de dados e análise de equações estruturais. Os principais resultados revelaram que a utilidade e a fiabilidade (caraterísticas da tecnologia), a literacia sinérgica (mecanismo organizacional), a consciência tecnológica, as estratégias de coping e a idade (variáveis individuais) influenciam direta e positivamente o tecnoeustress, o qual se associou positivamente com a satisfação e o desempenho no trabalho. No segundo momento observou-se, genericamente, estabilidade nos resultados, conquanto sobressaindo a utilidade das tecnologias como preditor de stress positivo. São apresentadas as contribuições para a investigação e para a gestão, visando otimizar o funcionamento dos docentes e das instituições do ensino superior.
The strategic role of higher education teachers in socio-economic development is unquestionable, so ensuring these professionals health and well-being should be a paramount concern. The progressive digitalization of education integrates the transformations to which teaching activity has been exposed. Information and Communication Technologies have brought several advantages, but their use may induce stress - technostress - which has been mainly considered in a negative and harmful perspective - technodistress. This research focuses on the under-explored positive aspect - technoeustress - and has the overall objective of understanding how the use of technologies at work can positively influence the occupational stress and functioning of higher education teachers. To this end, a model of direct and moderating relationships was developed, integrating contextual (technology characteristics and organizational mechanisms related with the use of technology) and personal factors that promote positive stress and subsequent attitudes and work behaviors. The evolution of these factors and their relationships over time was also studied, in two moments, both under the circumstances originated by the COVID-19 pandemic and which involved remote teaching. The model was empirically validated using a mixed qualitative and quantitative methodology. Semi-structured interviews were conducted, and thematic analysis was applied to explore additional perspectives to the original conceptual model. Previoustranslation, adaptation, and validation work regarding the 11 measurement instruments was undertaken in a representative sample of Portuguese higher education teachers. Through an online survey, 1,107 national teachers participated in the study and 712 paired responses were obtained for the evolution study. Quantitative analysis was performed using exploratory and inferential data analysis and structural equation modeling. The main results revealed that usefulness and reliability (technology characteristics), synergic literacy (organizational mechanism), IT mindfulness, coping strategies and age (individual variables) were directly and positively related to technoeustress, which was positively associated with job satisfaction and performance. In the second moment, the results were generally stable, although the technologies usefulness prevailed as a predictor of positive stress. Contributions to research and management are presented, with a view to optimizing teachers’ and higher education institutions’ functioning.
Descrição: Tese de doutoramento em Gestão, Universidade Lusíada de Lisboa, 2022
Exame público realizado em 30 de setembro de 2022
URI: http://hdl.handle.net/11067/6534
Tipo de Documento: Tese de Doutoramento
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