Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/6383
Title: Data mining e a gestão da mecanização agrícola
Author: Peccinelli, Marianna Cardi
Milan, Marcos
Romanelli, Thiago Libório
Issue Date: 2022
Citation: Peccinelli, Marianna Cardi, e outros (2022) - Data mining e a gestão da mecanização agrícola. In Prado, Marcelo, coord., e outros. Gestão tecnológica : proceedings. Lisboa : Universidade Lusíada. P. 50-53
Abstract: No atual mercado competitivo, as organizações buscam formas para garantir a sua sustentabilidade e a eliminação dos desperdícios é uma delas. Um dos passos para identificar os desperdícios é desenvolver indicadores chaves e, para isso, é necessário coletar, organisar e analisar dados. Com o avanço da tecnologia, a quantidade de dados em qualquer atividade aumentou em muito e na agricultura o cenário não é diferente. Devido a importância dos indicadores e a necessidade de dados consistentes para desenvolvê-los, o objetivo do trabalho foi prospectar e analisar dados essenciais para elaborar um indicador de produtividade para o processo de aplicação de defensivos agrícolas e verificar a estabilidade desse indicador ao longo do tempo. Para tanto, os dados de 19 pulverizadores foram obtidos em um período de 152 dias e, após a organização e análise, empregados no calculo do indicador relacionado a eficiência gerencial. Os resultados mostraram a existência de dados inconsistentes, que ocorrem desperdícios e que o processo não é estável. As causas da instabilidade podem ser associadas a administração e ao deslocamento dos pulverizadores.
Description: Gestão tecnológica : proceedings / coordenação [de] Marcelo Prado... [et al.]. - Lisboa : Universidade Lusíada, 2022.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/11067/6383
https://doi.org/10.34628/yv4r-vn61
Document Type: Book Chapter
Appears in Collections:[ILID-COMEGI] Contribuições em livros

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons