Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/6359
Title: Fatores que afetam as compras nas PMEs : a seleção de fornecedores
Author: Ferreira, Ana Cristina Magalhães
Dias, Ana C.
Ramos, Bruna Silva
Silva, Ângela
Issue Date: 2022
Citation: Ferreira, Ana Cristina Magalhães, e outros (2022) - Fatores que afetam as compras nas PMEs : a seleção de fornecedores. In Prado, Marcelo, coord., e outros. Gestão tecnológica : proceedings. Lisboa : Universidade Lusíada. P. 5-8.
Abstract: A crise de matérias-primas, as novas modalidades e ferramentas da logística são algumas das causas que têm influenciado os critérios de seleção de fornecedores no processo da gestão estratégica das compras. Este aspeto ganha especial importância no contexto das Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Neste estudo, apresenta-se uma breve análise sobre os critérios que afetam o processo de seleção de fornecedores e a evolução dos critérios de maior relevância. Verificou-se que a escassez das matérias-primas, o aumento dos custos de transporte e distribuição têm afetado a gestão de compras nas empresas. A priorização dos critérios de seleção dos fornecedores tem sofrido alterações ao longo do tempo. Não obstante a importância do preço, qualidade de fornecimento e cumprimento de prazos de entrega, atualmente, a flexibilidade da capacidade de resposta e a sustentabilidade das cadeias de abastecimento são cada vez mais importantes.
Description: Gestão tecnológica : proceedings / coordenação [de] Marcelo Prado... [et al.]. - Lisboa : Universidade Lusíada, 2022.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/11067/6359
https://doi.org/10.34628/evtn-mp77
Document Type: Book Chapter
Appears in Collections:[ILID-COMEGI] Contribuições em livros

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons