Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/6131
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dc.contributor.advisorGaspar, Tânia, 1977--
dc.contributor.authorGaspar, Hugo Alexandre Martins, 1992--
dc.date.accessioned2022-01-31T15:07:33Z-
dc.date.available2022-01-31T15:07:33Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6131-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2021pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 18 de Janeiro de 2022pt_PT
dc.description.abstractO bem-estar escolar e o gosto pela escola, dependem geralmente da família, do apoio prestado pela escola, bem como da relação (interação) entre os pares. Este estudo visa aprofundar o papel da relação da família-escola, a forma como o adolescente se vê a si próprio, vê o outro, como se relaciona e também como todas estas interações influenciam a sua autoestima e o seu empenho a nível escolar. Como base de investigação foi utilizado o Health Behaviour in School-aged Children (HBSC/OMS), este analisa a saúde e qualidade de vida dos adolescentes portugueses, e é realizado de 4 em 4 anos. A amostra é composta por 2766 adolescentes, cuja média de idades é aproximadamente de 14 anos (Mín. = 12; Máx. = 20; M =13.99; DP = 0.83), sendo mais de metade do sexo feminino (51.7%), sem dados quanto ao ano de escolaridade abordado. O enquadramento conceptual deste estudo é baseado na educação, na família, na adolescência e na relação destes três conceitos, tendo como base uma visão construtivista e behaviorista. Verificou-se através da análise dos resultados, que existe uma associação significativa entre a relação com os amigos, a família, os colegas, os professores, o apoio familiar e o apoio dos amigos, com a correlação mais forte a ocorrer entre a relação com a família e o apoio familiar (r = 0.506). Em suma, os resultados obtidos demonstram que os adolescentes que têm um bom apoio familiar, têm mais qualidade de vida e bem-estar, estabelecem mais facilmente ligação com os seus pares, desenvolvem competências socio emocionais e de relacionamento interpessoal, o que contribui para uma boa saúde mental.pt_PT
dc.description.abstractSchool well-being and liking for school generally depend on the family, the support provided by the school, as well as the relationship (interaction) among peers. This study aims to deepen the role of the family-school relationship, how adolescents see themselves, see others, how they relate to each other, and also how all these interactions influence their self-esteem and commitment at school. As a research base, the Health Behaviour in School-aged Children (HBSC/OMS) was used, which analyzes the health and quality of life of Portuguese adolescents, and is carried out every 4 years. The sample consists of 2766 adolescents, whose average age is approximately 14 years (Min. = 12; Max. = 20; M = 13.99; SD = 0.83), being more than half female (51.7%), with no data regarding the year of schooling. The conceptual framework of this study is based on education, family, adolescence and the relationship of these three concepts, based on a constructivist and behaviorist vision. It was verified through the analysis of the results, that there is a significant association between the relationship with friends, family, peers, teachers, family support and support from friends, with the strongest correlation occurring between the relationship with family and family support (r = 0.506). In summary, the results obtained show that adolescents who have good family support have more quality of life and well-being, connect more easily with their peers, develop socio-emotional and interpersonal skills, which contributes to good mental health.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLar e escolapt_PT
dc.subjectJovens - Educaçãopt_PT
dc.subjectJovens - Atitudespt_PT
dc.subjectCompetências sociais na adolescênciapt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectQualidade de vidapt_PT
dc.titleImpacto da relação escola-família no envolvimento escolar dos adolescentespt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202912221pt_PT
Appears in Collections:[ULL-IPCE] Dissertações

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