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http://hdl.handle.net/11067/6131
Title: | Impacto da relação escola-família no envolvimento escolar dos adolescentes |
Author: | Gaspar, Hugo Alexandre Martins, 1992- |
Advisor: | Gaspar, Tânia, 1977- |
Keywords: | Lar e escola Jovens - Educação Jovens - Atitudes Competências sociais na adolescência Bem-estar Qualidade de vida |
Issue Date: | 2021 |
Abstract: | O bem-estar escolar e o gosto pela escola, dependem geralmente da família, do apoio prestado pela escola, bem como da relação (interação) entre os pares. Este estudo visa aprofundar o papel da relação da família-escola, a forma como o adolescente se vê a si próprio, vê o outro, como se relaciona e também como todas estas interações influenciam a sua autoestima e o seu empenho a nível escolar.
Como base de investigação foi utilizado o Health Behaviour in School-aged Children (HBSC/OMS), este analisa a saúde e qualidade de vida dos adolescentes portugueses, e é
realizado de 4 em 4 anos. A amostra é composta por 2766 adolescentes, cuja média de idades é aproximadamente de 14 anos (Mín. = 12; Máx. = 20; M =13.99; DP = 0.83), sendo mais de metade do sexo feminino (51.7%), sem dados quanto ao ano de escolaridade abordado.
O enquadramento conceptual deste estudo é baseado na educação, na família, na adolescência e na relação destes três conceitos, tendo como base uma visão construtivista e behaviorista.
Verificou-se através da análise dos resultados, que existe uma associação significativa entre a relação com os amigos, a família, os colegas, os professores, o apoio familiar e o apoio dos amigos, com a correlação mais forte a ocorrer entre a relação com a família e o apoio familiar (r = 0.506).
Em suma, os resultados obtidos demonstram que os adolescentes que têm um bom apoio familiar, têm mais qualidade de vida e bem-estar, estabelecem mais facilmente ligação com os seus pares, desenvolvem competências socio emocionais e de relacionamento interpessoal, o que contribui para uma boa saúde mental. School well-being and liking for school generally depend on the family, the support provided by the school, as well as the relationship (interaction) among peers. This study aims to deepen the role of the family-school relationship, how adolescents see themselves, see others, how they relate to each other, and also how all these interactions influence their self-esteem and commitment at school. As a research base, the Health Behaviour in School-aged Children (HBSC/OMS) was used, which analyzes the health and quality of life of Portuguese adolescents, and is carried out every 4 years. The sample consists of 2766 adolescents, whose average age is approximately 14 years (Min. = 12; Max. = 20; M = 13.99; SD = 0.83), being more than half female (51.7%), with no data regarding the year of schooling. The conceptual framework of this study is based on education, family, adolescence and the relationship of these three concepts, based on a constructivist and behaviorist vision. It was verified through the analysis of the results, that there is a significant association between the relationship with friends, family, peers, teachers, family support and support from friends, with the strongest correlation occurring between the relationship with family and family support (r = 0.506). In summary, the results obtained show that adolescents who have good family support have more quality of life and well-being, connect more easily with their peers, develop socio-emotional and interpersonal skills, which contributes to good mental health. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2021 Exame público realizado em 18 de Janeiro de 2022 |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/6131 |
Document Type: | Master Thesis |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] Dissertações |
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