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Title: O impacto da contrafação nas marcas de luxo
Author: Andrade, Ana Sofia Machado
Advisor: Rodrigues, Paula Cristina Lopes
Keywords: Marketing
Contrafacção
Consumo
Comportamento do Consumidor
Issue Date: 2020
Abstract: O luxo e a contrafação têm vindo cada vez mais a atrair a atenção não só de consumidores, mas também de investigadores. O consumo de bens de luxo tem experienciado um aumento, por outro lado regista-se também um crescimento notável no consumo de bens contrafeitos. De facto, a contrafação apenas existe porque existem marcas originais. O presente estudo tem como objetivo compreender o impacto que a contrafação gera nas marcas de luxo, identificando quais a variáveis que produzem efeitos na intenção de compra de contrafeito (IBC) e intenção de compra de originais (IBO). Afim de ter uma visão abrangente do problema, foram investigadas várias determinantes referidas na literatura. Para alcançar estes objetivos, foi utilizada metodologia quantitativa que permitiu obter uma visão mais clara do fenómeno. O questionário realizado para a obtenção dos dados, obteve um total de 207 respostas. Os resultados revelam que a contrafação continua a ser impactante no comportamento de compra dos consumidores, existindo, várias variáveis que explicam a intenção de compra de bens contrafeitos e várias variáveis que contribuem para a compra de marcas originais. Conclui-se, desta forma, que se não forem tomadas medidas para contrariar as mesmas, a contrafação continuará a produzir um efeito nocivo e considerável nas marcas de luxo.
Luxury and counterfeiting are increasingly attracting the attention of not only consumers, but also researchers. The consumption of luxury goods has experienced an increase, on the other hand there is also a notable growth in the consumption of counterfeit goods. In fact, counterfeiting only exists because there are original brands. This study aims to understand the impact that counterfeiting generates on luxury brands, identifying which variables result in the intention to purchase counterfeit (IBC) and the intention to buy originals (IBO). In order to have a comprehensive view of the problem, several determinants about the literature were investigated. To achieve these objectives, the quantitative methodology was used to obtain a clearer view of the phenomena. The questionnaire carried out to obtain the data, obtained a total of 207 responses. The results reveal that counterfeiting continues to have an impact on consumers purchasing behavior, with several variables explaining the intention to purchase counterfeit goods. It is concluded, in this way, that if not main it gives measures to counter as such, a counterfeit will continue to produce a harmful effect and the luxury brands.
Description: Mestrado em Marketing
Exame Público realizado em 12 de Julho de 2021
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11067/5984
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULF-FCEE] Dissertações

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