Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/5697
Title: Efeitos da personalidade e autenticidade da marca no ódio à Ryanair
Author: Sampaio, Helena Alice Pacheco Novais
Advisor: Rodrigues, Paula Cristina Lopes
Keywords: Marketing
Marca
Consumidor
Issue Date: 2019
Abstract: O conceito de personalidade da marca atribui características ou traços humanos a uma marca com base nas perceções dos consumidores acerca da marca. A ideia da personalidade da marca foi desenvolvida através da noção da imagem da marca nos anos de 1950. De uma forma geral, a personalidade da marca é vista como uma componente da imagem da marca. Em resultado de uma forte ligação com a comunicação em marketing, a personalidade da marca tornou-se sinónimo de todos os benefícios não funcionais da marca. Por outro lado, autenticidade da marca é definida como o valor chave da imagem da marca e o fator de maior sucesso para as marcas ao ser uma caraterística da identidade da marca. Assim, pode-se colocar a questão de que estes dois conceitos levam a que o consumidor estabeleça uma relação emocional com a marca. Quase sempre se olha para o lado positivo dos relacionamentos emocionais do consumidor com a marca, contudo, e quando a marca falha? Será que a personalidade e a autenticidade da marca afetam o ódio à marca?
The concept of brand personality attributes human features or traits to a brand based on consumer perceptions of the brand. An idea of brand personality was developed through the notion of brand image in the 1950s. In general, brand personality is seen as a component of brand image. As a result of a strong connection with marketing communication, brand personality has become synonymous with all non-functional brand benefits. On the other hand, brand authenticity is defined as the key value of brand image and the most successful factor for brands as a feature of brand identity. Thus, one may ask if these two concepts lead the consumer to establish an emotional relationship with a brand. We almost always looks to the bright side of a consumer's emotional relationships with a brand, but, what happens when the brand fails? Will brand personality and brand authenticity affect brand hate?
Description: Mestrado em Marketing
Exame Público realizado em 08 de Maio de 2020
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11067/5697
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULF-FCEE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mm_helena_sampaio_dissertacao.pdfDissertação1,1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.