Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/5582
Título: Ligações entre arquitetura e moda : inspirações arquitetónicas
Autor: Marques, Mariana Ribeiro, 1992-
Orientador: Hipólito, Fernando Manuel Domingues, 1964-
Palavras-chave: Moda e arquitectura
Lojas especializadas - Projectos e plantas
Chipperfield, David, 1953- - Projectos e planta
Fuksas, Doriana Mandrelli, 1955- - Projectos e plantas
Fuksas, Massimiliano, 1944- - Projectos e plantas
Koolhaas, Rem, 1944- - Projectos e plantas
Data: 2019
Resumo: A moda apropria-se regularmente da influência que a arquitetura exerce nas formas e volumes com que abraça o corpo, contudo é também influenciada por aspetos sociais, políticos e culturais. A arquitetura e a moda não têm só como semelhança as formas ou a procura constante de novidade, mas também por se basearem em princípios e conceitos de processos de construção, que apesar de serem diferentes ajustam-se no mesmo contexto histórico. Interessa nesta dissertação o entendimento da relação que se estabelece entre a arquitetura e moda, no âmbito da evolução de lojas de moda, privilegiando o espaço como parte da sua identidade. Propõe-se o estudo de obras e autores que comunicam de alguma forma com a moda, incorporando conceitos associados à arquitetura e vice- versa. Para melhor compreensão de uma arquitetura definida pela sua linguagem e ao mesmo tempo pela sua finalidade estratégica, são estudados três casos de estudo designados de “flagship stores” onde se identifica a preocupação na personalização e destaque das marcas. Estes projetos, apesar de mostrarem caraterísticas diferentes, identificam as marcas através da estética aplicada ao vestuário e em princípios minimalistas que defendem um estilo de vida focado em particularidades do quotidiano. Neste sentido avaliaram-se vários modos de como a arquitetura influenciou diversos designers nas criações de moda, de como a arquitetura pode assegurar a comunicação de marcas prestigiadas e de como um corpo resulta como um elemento de conexão entre elas.
Fashion, as an influence, tackles the shapes and volumes that embrace the body of architecture. However, it is influenced by social, political and cultural aspects. Both forces, not only are similar in form and in the constant search of something ground-breaking, but also are based in the same structural concepts. Although being intrinsically distinct, are similar in the same historical context. In this dissertation, the understanding of the relationship between architecture and fashion is aimed at the evolution of fashion stores, and how space becomes a part of the identity of the brand. The proposition is the study of the work of authors that somewhat communicate with fashion, incorporating its core concepts with architecture. In order to achieve a better understanding of these relationships, three case studies are presented on the flagship stores. In these stores, it is noted the personalization, care and core features of the selected brands. Moreover, the different attributes, identify the brands through visual and aesthetical features applied to clothing, and to a lifestyle based on minimalistic principals focused on quotidianly particularities. Consequentially, the various ways of the influence that architecture has exerted on designers, in their fashion creations, is the focus of this assessment. Also noted on how architecture can ensure a communicational bridge between prestigious brands and how a body can become an outcome of this connection.
Descrição: Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019
Exame público realizado em 15 de Junho de 2020
URI: http://hdl.handle.net/11067/5582
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] Dissertações

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