Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/5582
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHipólito, Fernando Manuel Domingues, 1964--
dc.contributor.authorMarques, Mariana Ribeiro, 1992--
dc.date.accessioned2020-06-30T15:34:46Z-
dc.date.available2020-06-30T15:34:46Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5582-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 15 de Junho de 2020pt_PT
dc.description.abstractA moda apropria-se regularmente da influência que a arquitetura exerce nas formas e volumes com que abraça o corpo, contudo é também influenciada por aspetos sociais, políticos e culturais. A arquitetura e a moda não têm só como semelhança as formas ou a procura constante de novidade, mas também por se basearem em princípios e conceitos de processos de construção, que apesar de serem diferentes ajustam-se no mesmo contexto histórico. Interessa nesta dissertação o entendimento da relação que se estabelece entre a arquitetura e moda, no âmbito da evolução de lojas de moda, privilegiando o espaço como parte da sua identidade. Propõe-se o estudo de obras e autores que comunicam de alguma forma com a moda, incorporando conceitos associados à arquitetura e vice- versa. Para melhor compreensão de uma arquitetura definida pela sua linguagem e ao mesmo tempo pela sua finalidade estratégica, são estudados três casos de estudo designados de “flagship stores” onde se identifica a preocupação na personalização e destaque das marcas. Estes projetos, apesar de mostrarem caraterísticas diferentes, identificam as marcas através da estética aplicada ao vestuário e em princípios minimalistas que defendem um estilo de vida focado em particularidades do quotidiano. Neste sentido avaliaram-se vários modos de como a arquitetura influenciou diversos designers nas criações de moda, de como a arquitetura pode assegurar a comunicação de marcas prestigiadas e de como um corpo resulta como um elemento de conexão entre elas.pt_PT
dc.description.abstractFashion, as an influence, tackles the shapes and volumes that embrace the body of architecture. However, it is influenced by social, political and cultural aspects. Both forces, not only are similar in form and in the constant search of something ground-breaking, but also are based in the same structural concepts. Although being intrinsically distinct, are similar in the same historical context. In this dissertation, the understanding of the relationship between architecture and fashion is aimed at the evolution of fashion stores, and how space becomes a part of the identity of the brand. The proposition is the study of the work of authors that somewhat communicate with fashion, incorporating its core concepts with architecture. In order to achieve a better understanding of these relationships, three case studies are presented on the flagship stores. In these stores, it is noted the personalization, care and core features of the selected brands. Moreover, the different attributes, identify the brands through visual and aesthetical features applied to clothing, and to a lifestyle based on minimalistic principals focused on quotidianly particularities. Consequentially, the various ways of the influence that architecture has exerted on designers, in their fashion creations, is the focus of this assessment. Also noted on how architecture can ensure a communicational bridge between prestigious brands and how a body can become an outcome of this connection.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectModa e arquitecturapt_PT
dc.subjectLojas especializadas - Projectos e plantaspt_PT
dc.subjectChipperfield, David, 1953- - Projectos e plantapt_PT
dc.subjectFuksas, Doriana Mandrelli, 1955- - Projectos e plantaspt_PT
dc.subjectFuksas, Massimiliano, 1944- - Projectos e plantaspt_PT
dc.subjectKoolhaas, Rem, 1944- - Projectos e plantaspt_PT
dc.titleLigações entre arquitetura e moda : inspirações arquitetónicaspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202500489pt_PT
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mia_mariana_marques_dissertacao.pdfDissertação20,94 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons