Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/526
Título: | A musicoterapia em instituições educativas |
Autor: | Morais, Daniela Mira Feyo Graça, 1975- |
Orientador: | Leite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964- Tavares, Melanie Ninette da Luz Viola, 1976- |
Palavras-chave: | Instituto de apoio à criança - Ensino e estudo (Estágio) Crianças em risco - Assistência em instituições - Portugal - Lisboa Jovens em risco - Assistência em instituições - Portugal - Lisboa Musicoterapia para crianças Musicoterapia para adolescentes |
Data: | 2012 |
Resumo: | O presente relatório refere-se à intervenção realizada no âmbito do estágio curricular de Mestrado em Musicoterapia. Este estágio foi levado a cabo no Instituto de Apoio à Criança (IAC), mais especificamente num Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), e implementado numa escola do primeiro ciclo do Ensino Básico e Jardim-de-infância. Ao longo do ano lectivo de 2010/2011 foi possível proporcionar a prestação de serviços de musicoterapia em sessões continuadas e sistematizadas a crianças sinalizadas para apoio psicológico pelo corpo docente da escola e avaliadas pelo GAAF como apresentando sinais de perturbações de comportamento. As sessões foram realizadas entre Janeiro e Junho de 2011, em gabinete, nas instalações da Escola EB1/JI da Malveira. Foram feitas intervenções individuais e em grupo, conforme os casos, em sessões semanais com a duração de 30 a 45 minutos, envolvendo um total de 22 crianças do primeiro ciclo do Ensino Básico e do Jardim-de-infância. No âmbito deste projecto foram levadas a cabo actividades musicais de cariz terapêutico, desde a improvisação musical à recriação de canções. As crianças foram avaliadas antes e depois da intervenção através de questionários e outras técnicas de avaliação qualitativa. Verificou-se uma melhoria significativa ao nível do comportamento, socialização e auto-estima detectada pelos instrumentos de avaliação utilizados e também pelo corpo docente que trabalha com as crianças envolvidas em contexto de sala de aula. |
Descrição: | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2012 Exame público realizado em 15 de Junho de 2012 |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/526 |
Tipo de Documento: | Dissertação de Mestrado |
Aparece nas colecções: | [ULL-IPCE] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mmt_daniela_morais_dissertacao.pdf | Dissertação | 1,21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.