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http://hdl.handle.net/11067/526
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Leite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964- | por |
dc.contributor.advisor | Tavares, Melanie Ninette da Luz Viola, 1976- | por |
dc.contributor.author | Morais, Daniela Mira Feyo Graça, 1975- | por |
dc.date.accessioned | 2013-10-23T15:52:00Z | - |
dc.date.available | 2013-10-23T15:52:00Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/526 | - |
dc.description | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2012 | por |
dc.description | Exame público realizado em 15 de Junho de 2012 | por |
dc.description.abstract | O presente relatório refere-se à intervenção realizada no âmbito do estágio curricular de Mestrado em Musicoterapia. Este estágio foi levado a cabo no Instituto de Apoio à Criança (IAC), mais especificamente num Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), e implementado numa escola do primeiro ciclo do Ensino Básico e Jardim-de-infância. Ao longo do ano lectivo de 2010/2011 foi possível proporcionar a prestação de serviços de musicoterapia em sessões continuadas e sistematizadas a crianças sinalizadas para apoio psicológico pelo corpo docente da escola e avaliadas pelo GAAF como apresentando sinais de perturbações de comportamento. As sessões foram realizadas entre Janeiro e Junho de 2011, em gabinete, nas instalações da Escola EB1/JI da Malveira. Foram feitas intervenções individuais e em grupo, conforme os casos, em sessões semanais com a duração de 30 a 45 minutos, envolvendo um total de 22 crianças do primeiro ciclo do Ensino Básico e do Jardim-de-infância. No âmbito deste projecto foram levadas a cabo actividades musicais de cariz terapêutico, desde a improvisação musical à recriação de canções. As crianças foram avaliadas antes e depois da intervenção através de questionários e outras técnicas de avaliação qualitativa. Verificou-se uma melhoria significativa ao nível do comportamento, socialização e auto-estima detectada pelos instrumentos de avaliação utilizados e também pelo corpo docente que trabalha com as crianças envolvidas em contexto de sala de aula. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Instituto de apoio à criança - Ensino e estudo (Estágio) | por |
dc.subject | Crianças em risco - Assistência em instituições - Portugal - Lisboa | por |
dc.subject | Jovens em risco - Assistência em instituições - Portugal - Lisboa | por |
dc.subject | Musicoterapia para crianças | por |
dc.subject | Musicoterapia para adolescentes | por |
dc.title | A musicoterapia em instituições educativas | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201787431 | - |
Aparece nas colecções: | [ULL-IPCE] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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mmt_daniela_morais_dissertacao.pdf | Dissertação | 1,21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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