Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/526
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964-por
dc.contributor.advisorTavares, Melanie Ninette da Luz Viola, 1976-por
dc.contributor.authorMorais, Daniela Mira Feyo Graça, 1975-por
dc.date.accessioned2013-10-23T15:52:00Z-
dc.date.available2013-10-23T15:52:00Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/526-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2012por
dc.descriptionExame público realizado em 15 de Junho de 2012por
dc.description.abstractO presente relatório refere-se à intervenção realizada no âmbito do estágio curricular de Mestrado em Musicoterapia. Este estágio foi levado a cabo no Instituto de Apoio à Criança (IAC), mais especificamente num Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), e implementado numa escola do primeiro ciclo do Ensino Básico e Jardim-de-infância. Ao longo do ano lectivo de 2010/2011 foi possível proporcionar a prestação de serviços de musicoterapia em sessões continuadas e sistematizadas a crianças sinalizadas para apoio psicológico pelo corpo docente da escola e avaliadas pelo GAAF como apresentando sinais de perturbações de comportamento. As sessões foram realizadas entre Janeiro e Junho de 2011, em gabinete, nas instalações da Escola EB1/JI da Malveira. Foram feitas intervenções individuais e em grupo, conforme os casos, em sessões semanais com a duração de 30 a 45 minutos, envolvendo um total de 22 crianças do primeiro ciclo do Ensino Básico e do Jardim-de-infância. No âmbito deste projecto foram levadas a cabo actividades musicais de cariz terapêutico, desde a improvisação musical à recriação de canções. As crianças foram avaliadas antes e depois da intervenção através de questionários e outras técnicas de avaliação qualitativa. Verificou-se uma melhoria significativa ao nível do comportamento, socialização e auto-estima detectada pelos instrumentos de avaliação utilizados e também pelo corpo docente que trabalha com as crianças envolvidas em contexto de sala de aula.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInstituto de apoio à criança - Ensino e estudo (Estágio)por
dc.subjectCrianças em risco - Assistência em instituições - Portugal - Lisboapor
dc.subjectJovens em risco - Assistência em instituições - Portugal - Lisboapor
dc.subjectMusicoterapia para criançaspor
dc.subjectMusicoterapia para adolescentespor
dc.titleA musicoterapia em instituições educativaspor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201787431-
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mmt_daniela_morais_dissertacao.pdfDissertação1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.