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dc.contributor.authorAmorim, Sérgio Filipe Pinto-
dc.date.accessioned2013-10-07T10:33:41Z-
dc.date.available2013-10-07T10:33:41Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1647-9009-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/457-
dc.descriptionRevista arquitectura Lusíada. - ISSN 1647-9009. - N. 3 (2.º semestre 2011). - p. 123-132.por
dc.description.abstractA produção arquitectónica entre o final do século XVIII e o início do século XX é o resultado do debate sobre a representação do objecto arquitectónico perante o novo paradigma tecnológico na concepção do edifício, expondo um conflito entre arte e técnica na gestão projectual da estrutura/revestimento, no processo criativo da forma. A ruptura com o Barroco, sobretudo, pelos arquitectos franceses do século XVIII, serve de acto iniciador de uma renovada busca estilística, com fortes orientações Clássicas e Góticas que - num âmbito teórico e em associação com as descobertas arqueológicas, os nacionalismos europeus e americano - determinam grande parte do léxico usado nas obras da primeira metade do século XIX. Contudo, é através da vulgarização da prática construtiva com o ferro, nas décadas de 50, 60 e 70, que a edificação encontra as maiores contradições na expressão da tecnologia construtiva, desenvolvendo-se uma maior variação discursiva de gosto ecléctico. Nas três décadas seguintes, com as experiências dos arquitectos da Escola de Chicago, da Secessão Vienense e da Art Nouveau, a procura do novo estilo dá origem a interpretações da forma construída tão diversas quanto complexas na articulação teóricoprática da estrutura com o revestimento. São experiências desenvolvidas em processos individuais que demonstram várias interpretações sobre os elementos arquitectónicos - através do ornamento e dos materiais que os constituem -, perfeitamente enquadradas pelo espectro teórico proporcionado pelas teses de Der Stil e de Entretiens sur l’architecture. (Sérgio Filipe Pinto Amorim)por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArquitectura Moderna - Século 19por
dc.titleNovo estilo : Semper versus Viollet-le-Ducpor
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage123por
degois.publication.lastPage132por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleRevista arquitectura Lusíadapor
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] RAL, n. 3 (2.º semestre 2011)

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