Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/457
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Amorim, Sérgio Filipe Pinto | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-07T10:33:41Z | - |
dc.date.available | 2013-10-07T10:33:41Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.issn | 1647-9009 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/457 | - |
dc.description | Revista arquitectura Lusíada. - ISSN 1647-9009. - N. 3 (2.º semestre 2011). - p. 123-132. | por |
dc.description.abstract | A produção arquitectónica entre o final do século XVIII e o início do século XX é o resultado do debate sobre a representação do objecto arquitectónico perante o novo paradigma tecnológico na concepção do edifício, expondo um conflito entre arte e técnica na gestão projectual da estrutura/revestimento, no processo criativo da forma. A ruptura com o Barroco, sobretudo, pelos arquitectos franceses do século XVIII, serve de acto iniciador de uma renovada busca estilística, com fortes orientações Clássicas e Góticas que - num âmbito teórico e em associação com as descobertas arqueológicas, os nacionalismos europeus e americano - determinam grande parte do léxico usado nas obras da primeira metade do século XIX. Contudo, é através da vulgarização da prática construtiva com o ferro, nas décadas de 50, 60 e 70, que a edificação encontra as maiores contradições na expressão da tecnologia construtiva, desenvolvendo-se uma maior variação discursiva de gosto ecléctico. Nas três décadas seguintes, com as experiências dos arquitectos da Escola de Chicago, da Secessão Vienense e da Art Nouveau, a procura do novo estilo dá origem a interpretações da forma construída tão diversas quanto complexas na articulação teóricoprática da estrutura com o revestimento. São experiências desenvolvidas em processos individuais que demonstram várias interpretações sobre os elementos arquitectónicos - através do ornamento e dos materiais que os constituem -, perfeitamente enquadradas pelo espectro teórico proporcionado pelas teses de Der Stil e de Entretiens sur l’architecture. (Sérgio Filipe Pinto Amorim) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Arquitectura Moderna - Século 19 | por |
dc.title | Novo estilo : Semper versus Viollet-le-Duc | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.firstPage | 123 | por |
degois.publication.lastPage | 132 | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Revista arquitectura Lusíada | por |
Appears in Collections: | [ULL-FAA] RAL, n. 3 (2.º semestre 2011) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ral_3_13.pdf | Texto integral | 1,56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.