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http://hdl.handle.net/11067/4495
Title: | A influência dos social media e dos digital influencers na intenção de visita e na imagem do destino |
Author: | Ferreira, Ana do Carmo |
Advisor: | Ramos, Paulo Fonseca de Matos Graça Silva |
Keywords: | Marketing Social media Turismo |
Issue Date: | 2018 |
Abstract: | Em função do contínuo desenvolvimento das novas tecnologias e da internet, os social media tornaram-se um importante canal de comunicação do século XXI e impulsionaram a disseminação de informação e opiniões. Estas plataformas digitais têm desempenhado um papel importante nas estratégias de marketing, nomeadamente, na integração de líderes de opinião enquanto embaixadores e influentes de produtos e serviços. Esta revolução digital resultou num conjunto de oportunidades e desafios, particularmente, para o setor do turismo.
A crescente competitividade dos mercados obriga os destinos a adotar novas estratégias, com vista a melhorar a perceção da imagem do destino e a influenciar as intenções comportamentais dos potenciais turistas. Desta forma, este estudo tem com o propósito aferir se os social media e os digital influencers, enquanto estratégia de marketing, influenciam a perceção da imagem e a intenção de visitar um destino.
Em termos metodológicos, optou-se por um design de pesquisa descritivo, através da aplicação de um método quantitativo, designadamente, um inquérito por questionário. A amostra obtida, de carater não-probabilístico por conveniência, é constituída por 201 questionários válidos. Para os dados obtidos foi feita uma análise estatística descritiva e multivariada.
Os resultados obtidos nesta investigação evidenciam uma forte relação de influência particularmente entre os social media e a intenção de visitar um destino turístico. Também foi possível corroborar, de forma significativa, a relação entre digital influencers e imagem do destino e ainda entre digital influencers e intenção de visitar um destino turístico.
Neste contexto, as elações retiradas deste estudo permitem relevar a importância das estratégias de marketing de social media e digital influencers, particularmente, no setor do turismo. Deste modo, propõe-se a alocação de mais esforços para o desenvolvimento e planeamento deste tipo de estratégias, com vista a melhorar a imagem do destino e a estimular a intenção de visita de potenciais turistas. Due to the new technological and the internet continuous development, social media has become a key communication channel of the 21st century and has prompted the dissemination of information and opinions. These digital platforms have played an important role in the development of new marketing strategies, namely those integrating opinion leaders as products and service influencers and endorsers. This digital revolution has led to a new set of challenges and opportunities, namely for the tourism sector. The increasing competitiveness of markets forces the touristic destinations to adopt new strategies to improve the perception of the destination image and to influence the behavioral intentions of the potential tourists. This study aims to investigate if social media and digital influencers influence the perception of the tourist destination image and on the intention to visit it. Methodologically a quantitative descriptive research design was used through the application of an online survey. It was obtained a non-probabilistic convenience sample composed by 201 validated questionnaires. The data obtained was analyzed using a descriptive and multivariate statistical approach. The results obtained in this research demonstrated a strong relationship between social media and intention to visit a touristic destination. It was also possible to corroborate the relation between digital influencers and destination’s image and between digital influencers and the intention to visit the specific touristic destination. In this context, the lessons learned from this study make it possible to highlight the importance of social media and digital influencers as tools to be used in future marketing strategies, particularly for the tourism sector. As a consequence of these results it is suggested to reinforce the development and planning of the use of these tool in the marketing strategies to improve the destination image and to stimulate potential tourist’s visits to the destination. |
Description: | Mestrado em Marketing Exame Público realizado em 30 de Novembro de 2018 |
Peer reviewed: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/4495 |
Document Type: | Master Thesis |
Appears in Collections: | [ULF-FCEE] Dissertações |
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