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Title: Valores culturais e perceção dos consumidores sobre práticas de responsabilidade social
Author: Azevedo, Pedro Manuel Beleza Ferraz de
Advisor: Oliveira, Isabel Maria Machado
Keywords: Gestão
Responsabilidade Social
Consumidores
Issue Date: 2017
Abstract: A responsabilidade social empresarial é uma opção estratégica das organizações, uma atitude clara quanto à forma como estas pretendem contribuir para a sustentabilidade do meio envolvente. Estas procuram sistematicamente a sua eficácia e ao mesmo tempo contribuir para a estabilidade social. O objetivo da presente dissertação é analisar os valores culturais e a perceção dos consumidores sobre práticas de responsabilidade social nas empresas. Pretende-se avaliar se os consumidores estão sensibilizados para as questões da ética e da moral em termos empresariais. Caso este comportamento exista os gestores terão uma excelente oportunidade para a implementar uma cultura favorável ao desenvolvimento e comportamento ético da sociedade, garantia, ao mesmo tempo, de uma sustentabilidade desejável nos negócios. Para os objetivos propostos é realizado um inquérito que pretende analisar os fatores culturais, morais e contextuais, que influenciam os inquiridos/consumidores, no ato da compra. Analisa-se as variáveis com efeito na responsabilidade social das empresas, permitindo conhecer a perceção dos consumidores e os fatores que atendem no ato da compra. As contribuições da presente dissertação são várias e distinguem-se dos restantes estudos existentes nesta área, quer pela amostra, quer pelos objetivos definidos. No que se refere à amostra existem poucos estudos com inquiridos Portugueses e, quando existem analisam marcas ou empresas. Conclui-se que os consumidores Portugueses apresentam um nível de formação mais elevado, o que justifica estarem mais sensibilizados para a questão da Responsabilidade Social. No entanto, no ato da compra dão relevo a um fator, o preço, em detrimento das práticas de Responsabilidade Social.
Corporate social responsibility is a strategic choice of organizations, a clear attitude as to how they intend to contribute to the sustainability their surroundings. These systematically seek their effectiveness and at the same time contribute to social stability. The objective of this dissertation is to analyze the cultural values and the perception of the consumers about practices of social responsibility in the companies. The aim is to assess whether consumers are sensitive to ethical and moral issues in business terms. If this behavior exists, managers will have an excellent opportunity to implement a culture conducive to the development and ethical behavior of society, at the same time guaranteeing a desirable sustainability in business. For the proposed objectives, a survey is carried out that aims to analyze the cultural, moral and contextual factors that influence the respondents / consumers at the time of purchase. The variables with effect in the social responsibility of the companies are analyzed, allowing to know the perception of the consumers and the factors that they attend in the act of the purchase. The contributions of this dissertation are many and are distinguished from other studies in this area, both due to the sample used and to the defined objectives. As for the sample, there are few studies with Portuguese respondents and, when they exist, they analyze brands or companies. It is concluded that Portuguese consumers have a higher level of education, which justifies being more aware of the issue of Social Responsibility. However, at the time of purchase they emphasize a factor, the price, to the detriment of the practices of Social Responsibility.
Description: Mestrado em Gestão
Exame Público realizado em 07 de Fevereiro de 2018
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11067/4383
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULF-FCEE] Dissertações

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