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dc.contributor.advisorCoelho, Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento, 1952--
dc.contributor.advisorDuarte, Maria Manuela Ramos Fernandes Rebelo, 1948--
dc.contributor.authorDomingos, Alexandra Margarida Clemente Rodrigues, 1977--
dc.date.accessioned2018-01-09T13:47:07Z-
dc.date.available2018-01-09T13:47:07Z-
dc.date.issued2017-12-18-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3709-
dc.descriptionTese de doutoramento em Gestão, Universidade Lusíada de Lisboa, 2017pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 18 de Dezembro de 2017pt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação intitula-se: “As competências gerais e específicas desenvolvidas nos cursos de contabilidade do 1.º ciclo do ensino superior em Portugal: perceções dos estudantes finalistas, dos docentes de contabilidade e dos contabilistas certificados”. Este estudo pretende contribuir para um conhecimento mais aprofundado das competências desenvolvidas no 1.º ciclo do ensino superior da Contabilidade e da importância que os contabilistas certificados atribuem a essas competências para o desempenho da atividade profissional. Tem como objetivo definir um modelo global de competências que promova a adequação do perfil dos diplomados como profissionais nesta área do conhecimento, em consonância com os desafios e com as expectativas do mercado de trabalho. Para o estudo foi construído um questionário de competências associadas ao ensino superior da Contabilidade, aplicado a uma amostra de 892 indivíduos, composta por 345 estudantes finalistas, 155 docentes de Contabilidade e 392 contabilistas certificados. Os dados obtidos através das respostas ao questionário foram submetidos a tratamento e análise estatística com recurso ao programa estatístico Statistical Package for Social Sciences. Paralelamente, realizaram-se 10 entrevistas confirmatórias junto de especialistas conhecedores do tema com o intuito de confirmar os resultados obtidos. A análise dos resultados permite concluir que há quatro modelos globais de competências gerais e quatro modelos globais de competências específicas, sendo dois para os estudantes finalistas, dois para os docentes de Contabilidade, dois para os contabilistas certificados e dois para o total dos inquiridos. No modelo global de competências gerais, verifica-se que a dimensão “trabalho em equipa e tolerância à pressão” é a mais desenvolvida, quer na perspetiva dos 345 estudantes finalistas (xm=5,44), quer dos 892 inquiridos (xm=5,49). Na perspetiva dos docentes de Contabilidade, a dimensão “resolução de problemas” é a mais desenvolvida pelos estudantes (xm=6,14). Por outro lado, os contabilistas certificados consideram que a dimensão “análise e integração da informação para a resolução de problemas” (xm=5,45) é das mais importantes para o desempenho da atividade profissional. Quanto ao modelo global de competências específicas, verificou-se que o total dos 892 inquiridos tem a mesma perceção quanto à dimensão “conhecimentos especializados” (xm=5,84). Esta dimensão é assim considerada pelos estudantes finalistas (xm=5,61) e pelos docentes de Contabilidade (xm=6,42) como a mais desenvolvida e pelos contabilistas certificados como das mais importantes para o desempenho da profissão (xm=5,83). As entrevistas confirmatórias permitiram concluir que a totalidade dos entrevistados confirma que a compreensão da linguagem técnica contabilística é uma das competências que os diplomados em Contabilidade trazem mais desenvolvida a par da capacidade para preparar as demonstrações financeiras (90%). Já a capacidade de estruturar um painel de gestão com informação útil para a tomada de decisão é considerada como a menos desenvolvida ao longo do percurso académico (100%), tal como a capacidade de planificar o trabalho, a capacidade de organizar a informação e a capacidade de reportar a informação (80%). Verificou-se ainda que 90% dos entrevistados confirmam que a competência geral mais desenvolvida é a capacidade para trabalhar em equipa, não obstante 80% considerarem que os diplomados não conseguem avaliar a qualidade do trabalho realizado. Se 90% dos entrevistados consideram que o ensino superior de Contabilidade prepara tecnicamente bem os seus estudantes, 80% referem que uma das lacunas é a falta de ligação entre a teoria e a prática. Não obstante, 80% dos entrevistados referem que o ensino superior da Contabilidade tem evoluído bastante nos últimos tempos devido à existência de uma unidade curricular de simulação empresarial.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectContabilidade - Estudo e ensino (Superior) - Portugalpt_PT
dc.subjectEstudantes universitários - Atitudespt_PT
dc.subjectContabilistas - Prática profissional - Portugalpt_PT
dc.titleAs competências gerais e específicas desenvolvidas nos cursos de contabilidade do 1.º ciclo do ensino superior em Portugal : perceções dos estudantes finalistas, dos docentes de contabilidade e dos contabilistas certificadospt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
dc.identifier.tid101373864pt_PT
Appears in Collections:[ULL-FCEE] Teses

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