Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/3644
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJusto, José Manuel Mata, 1955--
dc.contributor.advisorSantos, João Manuel Rodrigues Costa dos, 1957--
dc.contributor.advisorBraizinha, Joaquim, 1944--
dc.contributor.authorPinheiro, Liliana Isabel de Oliveira Esperança de Saavedra, 1978--
dc.date.accessioned2017-12-06T15:21:59Z-
dc.date.available2017-12-06T15:21:59Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3644-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014.pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 10 de Julho de 2014.pt_PT
dc.description.abstractEm todas as áreas de estudo existem disciplinas instintivamente associadas a um factor de complexidade, sendo de grande destaque a Matemática, a Física, a Química e a Geometria Descritiva. A Geometria Descritiva, a um nível geral, sempre foi caracterizada como uma disciplina complicada, de difícil transmissão e compreensão (ideia essa pré-concebida, com tendência a criar estigmas em alunos com intenção de ingressar no curso de Artes Visuais ou mesmo, em futuros professores dessa área). Sendo o seu ensino de carácter maioritariamente técnico, não necessitando portanto de uma actualização constante, considera-se no entanto imprescindível uma adequação à época em questão. Actualmente, devido ao acesso e à utilização generalizada de ferramentas informáticas, existe alguma necessidade em reequacionar a forma de propor, descrever e exemplificar determinado exercício. Assim, com recurso a essas ferramentas, pretende-se investigar a possibilidade de criar um sistema auxiliar para apoio ao ensino e à aprendizagem da Geometria Descritiva. A investigação terá como base a abordagem de um sistema de comunicação. O objectivo será a criação de um protótipo com uma estrutura semelhante a um manual escolar, que funcione online com um acesso universal, composto por conteúdos interactivos criados por professores e por alunos, de forma a implementar uma biblioteca de trabalhos dinâmica e com a possibilidade de discussão.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectGeometria descritiva - Ensino e estudopt_PT
dc.subjectInternet na educaçãopt_PT
dc.subjectEducação - Recursos audiovisuaispt_PT
dc.titleSistema de comunicação auxiliar de apoio ao ensino da geometria descritivapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid201120526-
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
meav_liliana_pinheiro_dissertacao_vol_I.pdfDissertação - volume 16,32 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir
meav_liliana_pinheiro_dissertacao_vol_II.pdfDissertação - volume 27,29 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons