Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/3644
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Justo, José Manuel Mata, 1955- | - |
dc.contributor.advisor | Santos, João Manuel Rodrigues Costa dos, 1957- | - |
dc.contributor.advisor | Braizinha, Joaquim, 1944- | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Liliana Isabel de Oliveira Esperança de Saavedra, 1978- | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-06T15:21:59Z | - |
dc.date.available | 2017-12-06T15:21:59Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/3644 | - |
dc.description | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014. | pt_PT |
dc.description | Exame público realizado em 10 de Julho de 2014. | pt_PT |
dc.description.abstract | Em todas as áreas de estudo existem disciplinas instintivamente associadas a um factor de complexidade, sendo de grande destaque a Matemática, a Física, a Química e a Geometria Descritiva. A Geometria Descritiva, a um nível geral, sempre foi caracterizada como uma disciplina complicada, de difícil transmissão e compreensão (ideia essa pré-concebida, com tendência a criar estigmas em alunos com intenção de ingressar no curso de Artes Visuais ou mesmo, em futuros professores dessa área). Sendo o seu ensino de carácter maioritariamente técnico, não necessitando portanto de uma actualização constante, considera-se no entanto imprescindível uma adequação à época em questão. Actualmente, devido ao acesso e à utilização generalizada de ferramentas informáticas, existe alguma necessidade em reequacionar a forma de propor, descrever e exemplificar determinado exercício. Assim, com recurso a essas ferramentas, pretende-se investigar a possibilidade de criar um sistema auxiliar para apoio ao ensino e à aprendizagem da Geometria Descritiva. A investigação terá como base a abordagem de um sistema de comunicação. O objectivo será a criação de um protótipo com uma estrutura semelhante a um manual escolar, que funcione online com um acesso universal, composto por conteúdos interactivos criados por professores e por alunos, de forma a implementar uma biblioteca de trabalhos dinâmica e com a possibilidade de discussão. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Geometria descritiva - Ensino e estudo | pt_PT |
dc.subject | Internet na educação | pt_PT |
dc.subject | Educação - Recursos audiovisuais | pt_PT |
dc.title | Sistema de comunicação auxiliar de apoio ao ensino da geometria descritiva | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201120526 | - |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
meav_liliana_pinheiro_dissertacao_vol_I.pdf | Dissertação - volume 1 | 6,32 MB | Adobe PDF | View/Open |
meav_liliana_pinheiro_dissertacao_vol_II.pdf | Dissertação - volume 2 | 7,29 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License