Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/3501
Title: Projeto de vida em lares de infância e juventude : perspetiva dos técnicos
Author: Brites, Juliana Reis
Batista, Vanessa Correia
Ribeiro, Esperança Jales
Keywords: Crianças - Assistência em instituições - Portugal
Jovens - Assistência em instituições - Portugal
Issue Date: 2016
Citation: Brites, Juliana Reis ; Batista, Vanessa Correia ; Ribeiro, Esperança Jales (2016) - Projeto de vida em lares de infância e juventude : perspetiva dos técnicos. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 83-92.
Abstract: A presente investigação aborda as questões da planificação e perspetiva dos técnicos em relação ao projeto de vida da criança/ jovem institucionalizado. Com vista à desinstitucionalização, o projeto de vida culmina em três projeções planeadas e viáveis: (re)integração familiar, adoção ou autonomia de vida. A sua importância centra-se na necessidade de uma intervenção institucional fundamentada e promotora da melhoria da situação da criança/jovem no futuro. Este estudo de natureza exploratória contou com a colaboração de treze técnicos de Lares de Infância e Juventude repartidos entre as regiões do norte, centro e sul do país. Os resultados mostram que em todas as instituições analisadas são planificados Projetos de Vida para cada uma das crianças/jovens ainda que a sua concretização nem sempre corresponda à planificação. Nota-se ainda que em todas as instituições inquiridas as crianças/jovens intervêm na planificação do seu projeto de vida sendo que, segundo os técnicos, a sua opinião e a da sua família é sempre tida em conta, bem como a sua história de vida, o meio/estrutura familiar e as suas competências pessoais e sociais. Foi viável concluir que o projeto de vida é valorizado como ferramenta de orientação da intervenção dos técnicos durante a institucionalização da criança/jovem.
Description: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 83-92
URI: http://hdl.handle.net/11067/3501
https://doi.org/10.34628/vcs4-1844
ISSN: 1647-4120
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, v. 07, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rpca_v7_n1-2_6.pdf314,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.