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dc.contributor.authorBrites, Juliana Reis-
dc.contributor.authorBatista, Vanessa Correia-
dc.contributor.authorRibeiro, Esperança Jales-
dc.date.accessioned2017-08-02T16:13:39Z-
dc.date.available2017-08-02T16:13:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBrites, Juliana Reis ; Batista, Vanessa Correia ; Ribeiro, Esperança Jales (2016) - Projeto de vida em lares de infância e juventude : perspetiva dos técnicos. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 83-92.-
dc.identifier.issn1647-4120-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3501-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/vcs4-1844-
dc.descriptionRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 83-92por
dc.description.abstractA presente investigação aborda as questões da planificação e perspetiva dos técnicos em relação ao projeto de vida da criança/ jovem institucionalizado. Com vista à desinstitucionalização, o projeto de vida culmina em três projeções planeadas e viáveis: (re)integração familiar, adoção ou autonomia de vida. A sua importância centra-se na necessidade de uma intervenção institucional fundamentada e promotora da melhoria da situação da criança/jovem no futuro. Este estudo de natureza exploratória contou com a colaboração de treze técnicos de Lares de Infância e Juventude repartidos entre as regiões do norte, centro e sul do país. Os resultados mostram que em todas as instituições analisadas são planificados Projetos de Vida para cada uma das crianças/jovens ainda que a sua concretização nem sempre corresponda à planificação. Nota-se ainda que em todas as instituições inquiridas as crianças/jovens intervêm na planificação do seu projeto de vida sendo que, segundo os técnicos, a sua opinião e a da sua família é sempre tida em conta, bem como a sua história de vida, o meio/estrutura familiar e as suas competências pessoais e sociais. Foi viável concluir que o projeto de vida é valorizado como ferramenta de orientação da intervenção dos técnicos durante a institucionalização da criança/jovem.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCrianças - Assistência em instituições - Portugalpor
dc.subjectJovens - Assistência em instituições - Portugalpor
dc.titleProjeto de vida em lares de infância e juventude : perspetiva dos técnicospor
dc.typearticlepor
dc.identifier.citationtitleProjeto de vida em lares de infância e juventude : perspetiva dos técnicos-
dc.identifier.citationauthorBrites, Juliana Reis-
dc.identifier.citationauthorBatista, Vanessa Correia-
dc.identifier.citationauthorRibeiro, Esperança Jales-
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 07, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016)

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