Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/341
Title: Escola vs empresa : contributos para uma correlação positiva
Author: Monteiro, Adelino José Ferreira
Advisor: Oliveira, Maria Elizabeth Faria Real de
Keywords: Educação
Desenvolvimento social
Issue Date: 2009
Abstract: O estudo que apresentamos, Escola vs Empresa – Contributos para uma correlação positiva, representa a dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial e pretende referir problemas estruturais da sociedade actual, que se querem resolvidos, a curto e médio prazo. Desejamos, com este estudo, contribuir para a definição de tendências voltadas para a criação de uma nova esperança do desenvolvimento sustentável da sociedade, alavancada por princípios e valores que valorizem o trabalho, a inteligência e a solidariedade, de modo a que se obtenha o equilíbrio social com justiça e paz. Procuraremos mostrar que a central de comando desta investigação é a Educação (entendida em sentido lato), tendo como suporte fundamental a Escola, responsável por dotar todos os cidadãos das competências e conhecimentos que permitam a sua integração na sociedade e, dessa forma, contribuir para a vida económica, social e cultural do País. Pretendemos saber que organização deve ter a Escola para se tornar mais eficiente e eficaz, enquanto responsável pelo desenvolvimento de competências transversais, e abordaremos algumas perspectivas a ela subjacentes, nomeadamente a da Cooperação Institucional entre a Escola e a Empresa. Da metodologia que iremos utilizar, constará um estudo empírico que nos fornecerá um modelo de sugestões propiciador da optimização da ligação Escola-Empresa. Este trabalho só valerá a pena se representar um contributo para o conhecimento da actual realidade social e um impulso sensibilizador para a responsabilidade social das organizações e dos cidadãos na aquisição de competências que promovam o equilíbrio económico e social que advém da eficiência e eficácia inter-organizacional.
The study we present, School versus Enterprise – contribution to a positive correlation, represents a Master’s thesis in Engineering and Industrial Management and aims at referring to structural problems of current society to be solved in the short and medium term. With this study, we expect to contribute to the definition of trends towards the creation of a new hope for the sustainable development of society, based on the principles and values that praise work, intelligence and solidarity in such a way that the social balance is achieved fairly and peacefully. We will try to show that the key foundation for this research is Education, (generally speaking) having, as the main support, School responsible for providing every citizens with the competences and knowledge that allow their integration in society and, thus, contribute to the Country’s economic, social and cultural life. We aim to find out which sort of organisation School should have in order to become more efficient and effective, while responsible for the development of cross competences, and we will approach some underlying perspectives, namely the Institutional Cooperation between School and Enterprise. The methodology we will use is composed of an empirical study which will supply suggestions propitiating the best relation School-Enterprise. This study will only be valuable if it represents a contribution to the knowledge of the current social reality and an impulse that sensitises everyone to the organisations and citizens social responsibility for the acquisition of competences that promote the economic and social balance which derives from the inter-organisational efficiency and effectiveness.
Description: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
Exame público realizado em 19 de Novembro de 2009
URI: http://hdl.handle.net/11067/341
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULF-FET] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
megi_adelino_monteiro_dissertacao.pdfDissertação875,46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.