Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/289
Title: | "Irmãos" de crianças com trissomia 21 : dinâmica familiar e desempenho escolar |
Author: | Coimbra, Mónica Alexandra Monteiro Teixeira |
Advisor: | Afonso, Carlos Manuel Peixoto Oliveira, Joana Serra de |
Keywords: | Psicologia clínica Psicopatologia Trissomia 21 Psicologia da educação Psicologia do desenvolvimento |
Issue Date: | 18-Jun-2013 |
Abstract: | Este estudo tem como objetivo principal, investigar a dinâmica familiar, assim como, alterações comportamentais e os seus reflexos no meio escolar, em crianças, cujo irmão/ã mais novo é portador de Trissomia 21. Partindo do testemunho dos “irmãos”, dos seus familiares, professores titulares e da análise de conteúdo de doze entrevistas, conclui-se que o facto de uma criança ter um irmão/ã portador de Trissomia 21 pode causar alterações no seu comportamento e que estas se reflitam no seu meio escolar. Assume-se como essencial que os “irmãos” saibam através da sua família sobre a deficiência, dos seus efeitos sobre o irmão e sobre o seu futuro. Descobrimos que precisam de expressar os seus sentimentos e não negá-los, compreende-los e lidar com eles, evidenciando-se o desejo de um reconhecimento dos afetos por parte dos pais, necessitando que estes lhes deem também a oportunidade de falar sobre o assunto e de não esconderem o irmão dos colegas, só assim saberão gerir a situação e fazer-lhe frente. Detetamos igualmente a existência de responsabilidades a seu cargo relativas ao cuidado e apoio dos irmãos portadores de deficiência. Mostra-se igualmente imprescindível o papel dos professores, no acompanhamento escolar e no campo emocional. Esta pesquisa desencadeia futuras investigações que permitam compreender as necessidades destes “irmãos” ao nível do seu desenvolvimento, de forma a no futuro se propor um programa de apoio às famílias, que ajude estes “irmãos” no seu processo de crescimento. |
Description: | Dissertação de Mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Educação Especial. Exame público realizado em 18 de Junho de 2013 |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/289 |
Document Type: | Master Thesis |
Appears in Collections: | [ULP-IPCE] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação de mestrado.pdf Restricted Access | Dissertação | 2,25 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.