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dc.contributor.advisorAfonso, Carlos Manuel Peixoto-
dc.contributor.advisorOliveira, Joana Serra de-
dc.contributor.authorCoimbra, Mónica Alexandra Monteiro Teixeira-
dc.date.accessioned2013-06-18T15:16:32Z-
dc.date.available2013-06-18T15:16:32Z-
dc.date.issued2013-06-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/289-
dc.descriptionDissertação de Mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Educação Especial.por
dc.descriptionExame público realizado em 18 de Junho de 2013-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo principal, investigar a dinâmica familiar, assim como, alterações comportamentais e os seus reflexos no meio escolar, em crianças, cujo irmão/ã mais novo é portador de Trissomia 21. Partindo do testemunho dos “irmãos”, dos seus familiares, professores titulares e da análise de conteúdo de doze entrevistas, conclui-se que o facto de uma criança ter um irmão/ã portador de Trissomia 21 pode causar alterações no seu comportamento e que estas se reflitam no seu meio escolar. Assume-se como essencial que os “irmãos” saibam através da sua família sobre a deficiência, dos seus efeitos sobre o irmão e sobre o seu futuro. Descobrimos que precisam de expressar os seus sentimentos e não negá-los, compreende-los e lidar com eles, evidenciando-se o desejo de um reconhecimento dos afetos por parte dos pais, necessitando que estes lhes deem também a oportunidade de falar sobre o assunto e de não esconderem o irmão dos colegas, só assim saberão gerir a situação e fazer-lhe frente. Detetamos igualmente a existência de responsabilidades a seu cargo relativas ao cuidado e apoio dos irmãos portadores de deficiência. Mostra-se igualmente imprescindível o papel dos professores, no acompanhamento escolar e no campo emocional. Esta pesquisa desencadeia futuras investigações que permitam compreender as necessidades destes “irmãos” ao nível do seu desenvolvimento, de forma a no futuro se propor um programa de apoio às famílias, que ajude estes “irmãos” no seu processo de crescimento.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPsicologia clínicapor
dc.subjectPsicopatologiapor
dc.subjectTrissomia 21por
dc.subjectPsicologia da educaçãopor
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopor
dc.title"Irmãos" de crianças com trissomia 21 : dinâmica familiar e desempenho escolarpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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