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dc.contributor.advisorVon Schwedler, Moritzpor
dc.contributor.authorVaz, Joel Filipe Pedroso-
dc.date.accessioned2013-05-17T17:27:08Z-
dc.date.available2013-05-17T17:27:08Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/269-
dc.descriptionExame público realizado em 15 de Outubro de 2012por
dc.descriptionMestrado em Marketingpor
dc.description.abstractPartindo como base do crescimento e renascimento do automóvel elétrico, este estudo tem como principal foco o impacto que este causa ou poderá causar a curto prazo em Portugal. O tema em estudo enquadra-se na vertente comportamental do potencial consumidor do automóvel elétrico, e analisa o estado do mercado e do consumidor, recorrendo a metodologias quantiavas e qualitativas que, no seu conjunto, permitem estimar e prever as potencialidades deste novo produto no mercado português, assim como os entraves, principais fatores de sucesso/insucesso e nivel de implementação que está subjacente à entrada do automóvel elétrico. Pretendia-se, essencialmente perceber se a comunicação que as empresas produtoras de automóveis elétricos, dirigida ao consumidor apelando à vertente ecológica, era a mais adequada. Essa comunicação revelou-se, neste estudo, errónea pois o consumidor tem preocupações ambientais mas a sua principal motivação na eventual compra do automóvel eletrico prende-se com razões de cariz económico e de poupança. Os resultados do estudo demonstram que o potencial consumidor português tem, já, um otimo conhecimento do automovel eletrico (vantagens e desvantagens), que está disposto a ponderar a sua aquisição porque o considera util para o seu dia-a-dia, percorre diariamente distâncias comportáveis para a autonomia do automóvel elétrico e estaria inclusivamente disposto a pagar mais pela sua aquisição.por
dc.description.abstractLooking at the growth and change of electric cars, this study investigates the impact that it have or will have in the short term in Portugal. The topic studied covers the behavior of the potential consumer of electric cars and analyzes the current state of the market. Using both a quantitative and qualitative methodology helps identify the potentials of this new type of product within the Portuguese market, as well as the main difficulties, success/ failure factors and the level of implementation that are influencing the entry into the market. The aim of this dissertation was to understand if the communication that companies are currently employing is appealing to the customers’ environmental conscience, is appropriate. However, this study revealed that while consumers have an environmental conscience, the decision-making process of purchasing an electric car is predominantly motivated by economic concerns. The data collected on this study also shows that the potential Portuguese consumer already has a very good knowledge about electric car (advantages and disadvantages) and is able to consider the impact of purchasing an electric car on their lives, including their utility and battery limitations. While the ultimate purchase motivation is of an economic nature, this study showed that the consumer would be willing to pay a premium for an electric car.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectProtecção do ambientepor
dc.titleGreen marketing : as pessoas irão comprar automóveis porque se preocupam com o ambiente ou porque se preocupam com as suas carteiras?por
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationVila Nova de Famalicãopor
Appears in Collections:[ULF-FCEE] Dissertações

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