Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/2696
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Sílvia Maria da Rocha | por |
dc.contributor.advisor | Paiva, Paulo | por |
dc.contributor.author | Graça, Adriano José Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-26T12:38:12Z | - |
dc.date.available | 2017-01-26T12:38:12Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/2696 | - |
dc.description | Exame público realizado em 1 de Fevereiro de 2016, às 12H00. | por |
dc.description | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica. | por |
dc.description.abstract | Ao iniciar a atividade neste contexto, o maior desafio foi compreender quais as necessidades desta instituição e do público alvo. A riqueza e diversidade a nível cultural, exigiram a adaptação à cultura característica da própria instituição, revelando-se um desafio responder com rigor cientifico e segundo as normas éticas e deontológicas a todos os casos e situações que foram surgindo ao longo do percurso. O caráter não formal do contexto foi um elemento facilitador deste processo adaptativo, ao permitir a construção de uma relação sólida com os alunos, bem como uma imersão no seu “mundo”, mais concretamente nos seus interesses, preocupações, medos, objetivos e expetativas. Tudo isto foi fruto de um projeto sólido e bem estruturado, que facilita a ação de todos os departamentos junto dos alunos, sobretudo para o psicólogo estagiário, que tem a oportunidade de conviver e interagir diariamente com os alunos. Atualmente, os comportamentos de risco estão cada vez mais presentes no quotidiano das crianças e adolescentes, pelo que se torna cada vez mais importante a ocupação dos tempos livres em lugares que proporcionem algum tipo de formação ou educação, quer a nível social, desportivo, ou de outras atividades, como forma de promover interesses e atividades saudáveis, com componentes sócio educativos e que afastem os participantes o mais possível de comportamentos e situações de risco. Na Dragon Force e em particular no Espaço Aberto, o trabalho desenvolvido ao longo do ano tem uma grande componente sócio educativa e sobretudo de promoção e desenovolvimento de competências de vida. Estas competências de vida são as ferramentas que vão permitir a correta adaptação dos alunos ao meio e às situações do quotidiano que exigem respostas e comportamentos adequados e ajustados. Também a própria prática desportiva é um excelente meio para o desenvolvimento de competências. “Uma das possibilidades de potencializar os efeitos positivos da prática desportiva remete para a aquisição de novas competências, sejam elas ao nível físico, psicológico ou pessoal. Por outro lado, se estas competência aprendidas no desporto puderem ser transferidas para outros contextos de vida, o valor da experiência desportiva pode ter vantagens muito mais significativas.” (Gomes, Ramalho & Dias, 2010, p.1977-1978). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | closedAccess | por |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.subject | Psicologia clínica | por |
dc.subject | Exercício físico | por |
dc.subject | Aspectos Psicológicos | por |
dc.subject | Avaliação psicológica | por |
dc.subject | Consulta psicológica | por |
dc.subject | Intervenção psicológica | por |
dc.subject | Orientação escolar e vocacional | por |
dc.title | O espaço aberto na promoção e desenvolvimento de competências de vida | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Porto | por |
dc.identifier.tid | 201180065 | - |
Appears in Collections: | [ULP-IPCE] Relatórios |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatorio de estagio.pdf Restricted Access | 10,11 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.