Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/2630
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pires, Ana Meireles Sousa | por |
dc.contributor.advisor | Moura, José Carlos | por |
dc.contributor.author | Cardoso, Elisabete Teresa Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-09T16:13:39Z | - |
dc.date.available | 2017-01-09T16:13:39Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/2630 | - |
dc.description | Exame público realizado em 22 de Julho 2016, às 14h00. | por |
dc.description | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica. | por |
dc.description.abstract | No âmbito do Estágio Curricular integrado no Mestrado de Psicologia Clínica, da Universidade Lusíada do Porto, e concretizado na Associação de Resposta Terapêutica – ART, no Marco de Canaveses, foi realizado o presente relatório, sob a supervisão da Professora Doutora Ana Meireles e orientação do Psicólogo e Diretor da Associação ART, o Doutor José Carlos Moura. O Estágio Curricular incidiu na observação e na intervenção de comportamentos desviantes de jovens, entre os 12 e os 18 anos, institucionalizados na ART, num período compreendido entre 24 de Setembro de 2015 a 27 de Maio de 2016, totalizando mil cento e quarenta e nove horas. O Estágio Curricular teve como objetivo aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo de todo o percurso académico, contribuindo para a aquisição de experiência e competências profissionais, bem como para uma reflexão sobre as práticas e o contacto com a realidade. A realização do estágio permitiu aprofundar o conhecimento sobre a natureza biopsicossocial do fenómeno do consumo de drogas, a par da filosofia de intervenção e do funcionamento da associação, para posteriormente poder intervir de forma adequada e experienciar o papel de Psicóloga - nas áreas da prevenção, recuperação e tratamento da toxicodependência – e ainda desenvolver, de forma paralela e integrada, a concretização do relatório de Estágio Curricular. No que diz respeito à composição do relatório de estágio, este organiza-se em três capítulos fundamentais. O primeiro diz respeito à apresentação do local de estágio, nomeadamente a caracterização da associação, as infraestruturas, a organização e funcionamento da equipa técnica, da equipa de monitorização e da equipa auxiliares, a descrição do processo de institucionalização e a população alvo, assim como, a caracterização do papel de Psicólogo Clínico e do modelo de intervenção na ART. No segundo capítulo, apresentam-se as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, nomeadamente as intervenções lúdico-pedagógicas, a intervenção em grupo e a intervenção individual. O terceiro e último capítulo consiste numa reflexão crítica acerca do trabalho desenvolvido na instituição, face às expectativas e desafios sentidos e do contributo a nível de crescimento pessoal e profissional. Tendo em conta a importância do papel do psicólogo clínico em contexto comunitário. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | closedAccess | por |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.subject | Psicologia clínica | por |
dc.subject | Toxicodependências | por |
dc.subject | Intervenção psicológica | por |
dc.subject | Prevenção | por |
dc.title | A arte de viver e viver com art | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Porto | por |
dc.identifier.tid | 201236885 | - |
Appears in Collections: | [ULP-IPCE] Relatórios |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatorio de estagio.pdf | 850,72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.