Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/2630
Título: | A arte de viver e viver com art |
Autor: | Cardoso, Elisabete Teresa Teixeira |
Orientador: | Pires, Ana Meireles Sousa Moura, José Carlos |
Palavras-chave: | Psicologia Psicologia clínica Toxicodependências Intervenção psicológica Prevenção |
Data: | 2016 |
Resumo: | No âmbito do Estágio Curricular integrado no Mestrado de Psicologia Clínica, da Universidade Lusíada do Porto, e concretizado na Associação de Resposta Terapêutica – ART, no Marco de Canaveses, foi realizado o presente relatório, sob a supervisão da Professora Doutora Ana Meireles e orientação do Psicólogo e Diretor da Associação ART, o Doutor José Carlos Moura. O Estágio Curricular incidiu na observação e na intervenção de comportamentos desviantes de jovens, entre os 12 e os 18 anos, institucionalizados na ART, num período compreendido entre 24 de Setembro de 2015 a 27 de Maio de 2016, totalizando mil cento e quarenta e nove horas. O Estágio Curricular teve como objetivo aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo de todo o percurso académico, contribuindo para a aquisição de experiência e competências profissionais, bem como para uma reflexão sobre as práticas e o contacto com a realidade. A realização do estágio permitiu aprofundar o conhecimento sobre a natureza biopsicossocial do fenómeno do consumo de drogas, a par da filosofia de intervenção e do funcionamento da associação, para posteriormente poder intervir de forma adequada e experienciar o papel de Psicóloga - nas áreas da prevenção, recuperação e tratamento da toxicodependência – e ainda desenvolver, de forma paralela e integrada, a concretização do relatório de Estágio Curricular. No que diz respeito à composição do relatório de estágio, este organiza-se em três capítulos fundamentais. O primeiro diz respeito à apresentação do local de estágio, nomeadamente a caracterização da associação, as infraestruturas, a organização e funcionamento da equipa técnica, da equipa de monitorização e da equipa auxiliares, a descrição do processo de institucionalização e a população alvo, assim como, a caracterização do papel de Psicólogo Clínico e do modelo de intervenção na ART. No segundo capítulo, apresentam-se as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, nomeadamente as intervenções lúdico-pedagógicas, a intervenção em grupo e a intervenção individual. O terceiro e último capítulo consiste numa reflexão crítica acerca do trabalho desenvolvido na instituição, face às expectativas e desafios sentidos e do contributo a nível de crescimento pessoal e profissional. Tendo em conta a importância do papel do psicólogo clínico em contexto comunitário. |
Descrição: | Exame público realizado em 22 de Julho 2016, às 14h00. Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/2630 |
Tipo de Documento: | Dissertação de Mestrado |
Aparece nas colecções: | [ULP-IPCE] Relatórios |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatorio de estagio.pdf | 850,72 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.