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Título: Responsabilidade social das empresas em Portugal e o seu impacto nos funcionários
Autor: Gomes, Cátia Sofia Miranda
Orientador: Schwedler, Moritz Von
Palavras-chave: Responsabilidade social
Empresas
Data: 2013
Resumo: Nos últimos anos, a sociedade tem pressionado e cobrado das empresas uma postura socialmente responsável, sendo esta vista por muitos como uma obrigação moral e de interesse económico das organizações, que ao mesmo tempo que contribui para o bem-estar dos vários elementos da sociedade, entre eles os colaboradores de uma dada empresa, é também encarada como um fator competitivo, o que tem levado as empresas a incorporar novos valores na gestão dos seus negócios. Mas esta perspetiva não é aceite por todos, existindo teorias opostas que defendem que as empresas não têm responsabilidades sociais para com a sociedade, pois essas responsabilidades pertencem ao estado e não às empresas. Desta forma, esta dissertação tem como objetivo geral perceber as várias teorias em relação ao conceito de responsabilidade social empresarial e qual o impacto destas nos colaboradores de uma dada empresa. Em particular pretende-se verificar quais as medidas no que diz respeito à formação, à higiene e segurança no trabalho e aos planos de benefícios sociais destinados aos colaboradores e, por fim, verificar se as medidas anteriores de RSE têm impacto na satisfação dos colaboradores. Para prossecução destes objetivos, foram analisados os relatórios de sustentabilidade, no que diz respeito à informação da RSE para com os colaboradores, de vinte empresas que operam em Portugal e que no ano de 2010 estiveram entre as 100 empresas com maior volume de negócios em Portugal. Para de seguida elaborar um estudo de caso onde se pode verificar as medidas de RSE para com os colaboradores e os seus impactos nos mesmos. Na análise dos dados verifica-se que a maioria das empresas analisadas já tem uma postura socialmente responsável em relação aos seus colaboradores, em que estes usufruem de vários benefícios que podem melhorar a qualidade de vida dos mesmos e dos seus familiares. Também se verifica que os colaboradores destas empresas têm índices de satisfação altos e de absentismo baixos que segundo alguns autores são consequência das medidas de responsabilidade social das empresas para com os colaboradores.
In recent years, the society has pushed companies and charged a socially responsible attitude, which is seen by many as a moral obligation and economic interests of organizations, at the same time contributing to the welfare of the various elements of society, including employees of a given company, is also seen as a competitive factor, which has led companies to incorporate new values in managing their business. But this perspective is not accepted by all, existing conflicting theories which argue that companies do not have social responsibilities to society, because these responsibilities belong to the state and not to companies. Thus, this paper aims to realize the various general theories regarding the concept of corporate social responsibility and the impact of these on employees of a given company. In particular we intend to verify what measures regarding training, health and safety at work and social benefit plans for employees and, finally, check if the previous measures of CSR impact on employee satisfaction. To achieve these objectives, we analyzed the sustainability reports, with respect to information of CSR towards employees, twenty companies operating in Portugal and in 2010 were among the 100 companies with the highest turnover in Portugal. To then prepare a case study where you can check the measurements of CSR towards employees and their impacts on them. In analyzing the data it appears that the majority of companies surveyed already have a socially responsible attitude towards their employees, as they enjoy the many benefits that can improve the quality of life for themselves and their families. It also appears that employees of these companies have high levels of satisfaction and lower absenteeism which some authors.
Descrição: Mestrado em Marketing
Exame Público realizado em 18 de Setembro de 2013
URI: http://hdl.handle.net/11067/2410
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULF-FCEE] Dissertações

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