Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/2312
Title: Turismo de golfe em Portugal : bases para a realização de um plano estratégico
Author: Andrade, Filipa Centeno Dias, 1990-
Antão, Mário Alexandre Guerreiro, 1965-
Keywords: Turismo - Portugal
Desporto e turismo - - Portugal
Golfe - Portugal
Issue Date: 2016
Abstract: Este estudo pretende descrever e analisar, no panorama do turismo em Portugal, o papel do turismo de golfe. Nos últimos anos o golfe tem tido um importante papel na redução da sazonalidade do sector do turismo em Portugal. Enquanto a maioria dos turistas visitam o país na época alta (Maio a Setembro), os golfistas marcam presença durante todo o ano, com especial enfoque nos meses de Setembro a Novembro e de Março a Maio. Apontado no Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT) (PENT 2012), como um dos dez produtos estratégicos, os quais devem ser valorizados para a melhoria da qualidade e do volume de negócios do sector turístico, o golfe português deve, segundo o referido documento, “Incentivar a promoção do Algarve como destino de golfe de classe mundial e dar maior visibilidade à área de influência de Lisboa”. Com o objectivo de desenvolver as bases para um plano estratégico para o turismo de golfe em Portugal foi realizado um inquérito a uma amostra de indivíduos representativos dos jogadores nacionais e estrangeiros que aqui praticam a modalidade. O estudo envolveu 290 inquéritos aplicados a nacionais e 101 a estrangeiros. As conclusões mostram que os aspectos mais valorizados, quer positiva quer negativamente pelos dois grupos estudados, nem sempre estão em linha com o definido no PENT, quer por este não ter aprofundado este subsector com detalhe, quer porque, em determinados aspectos, os resultados obtidos com o tratamento da informação recolhida diferem dos pressupostos assumidos no referido documento. Tendo em conta os resultados obtidos, deixam-se aquilo que se consideram ser as bases para a realização de um Plano estratégico para o turismo de golfe em Portugal.
Description: Lusíada. Economia & Empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 20 (2016). - p. 81-97
URI: http://hdl.handle.net/11067/2312
https://doi.org/10.34628/d6n2-4x19
ISSN: 1645-6750
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-FCEE] LEE, n. 20 (2016)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEE_20_4.pdf304,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.