Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/222
Title: Promoção da saúde nos adolescentes portugueses : orientações técnicas e políticas para uma intervenção : exercício Delphi
Other Titles: Health promotion in the portuguese adolescents : technical and political guidelines to an intervention – a delphi exercise
Author: Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
Santos, Teresa Cristina da Cruz Fatela dos, 1977-
Gaspar, Tânia, 1977-
Keywords: Promoção da saúde - Portugal
Hábitos de saúde na adolescência - Portugal
Issue Date: 2012
Citation: Matos, Margarida Gaspar de ; Santos, Teresa Cristina da Cruz Fatela dos ; Gaspar, Tânia (2012) - Promoção da saúde nos adolescentes portugueses : orientações técnicas e políticas para uma intervenção : exercício Delphi. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 3:1 (Janeiro-Junho 2012) 137-155.
Abstract: O presente artigo procurou identificar as ideias e situações mais relevantes e menos relevantes na área da promoção e educação para a saúde, entre especialistas de renome nacional, através de uma metodologia participativa geradora de consenso (onde variados especialistas participam e visam alcançar um consenso entre as suas ideias sobre o tema em questão). O estudo foi elaborado tendo em conta uma combinação da técnica de grupos nominais com o método Delphi. Inicialmente, os especialistas desenvolveram um conjunto de questões usando a técnica dos grupos nominais, conjunto este que depois foi avaliado, usando trabalho de grupos com acordo entre os pares, procurando a sua redução para metade. Definiu-se um quadro de suporte para a criação de questões avaliativas, critérios de selecção e indicadores para o tema em discussão. Numa primeira fase foram revistas as 100 questões pela equipa de investigação e proposta a sua classificação numa escala tipo Likert (1 a 5), seguida de uma proposta do seu agrupamento por categorias. Posteriormente, estas questões seleccionadas previamente para classificação e agrupamento foram submetidas a um grupo de especialistas de renome nacional, através do método Delphi. As principais conclusões gerais de consenso obtidas foram agrupadas em questões pessoais, relativas à família, relativas à escola e relativas à sociedade em geral em dois grupos: questões importantes e questões irrelevantes. São discutidas as principais repercussões para as políticas de educação para a saúde.
Description: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 3, n. 1 (Janeiro-Junho 2012). - p. 137-155.
URI: http://hdl.handle.net/11067/222
https://doi.org/10.34628/58k0-ct71
ISSN: 1647-4120
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, v. 03, n. 1 (Janeiro-Junho 2012)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rpca_v3n1_6_artigo.pdfTexto integral229,34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
rpca_v3n1_6_declaracao.pdf
  Restricted Access
Declaração983,45 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.