Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/2190
Title: | A oportunidade de intervir com crianças |
Author: | Figueiredo, Elisa Vanessa Soares de |
Advisor: | Oliveira, Joana Serra de Pires, Ana Meireles Sousa Files, Liliana Varejão |
Keywords: | Psicologia Psicologia da Educação Intervenção psicológica Desenvolvimento infantil Intervenção psicológica Consulta psicológica |
Issue Date: | 21-Jun-2013 |
Abstract: | O presente relatório resulta do estágio curricular realizado na Clínica Infantil do Tâmega, no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação, na Universidade Lusíada do Porto. Este teve início a 2 de Janeiro de 2012 e finalizou a 10 de Novembro do mesmo ano, tendo a duração total de 970 horas, sob a orientação da Dra. Liliana Files, supervisão da Professora Doutora Joana Oliveira e co-supervisão da Professora Doutora Ana Meireles. O estágio curricular é por excelência um período de aprendizagem e de prática, que nos coloca sistematicamente à prova, e como tal, exige muita dedicação e trabalho. Este tem como objetivo basilar dotar os Muros profissionais, na área da Psicologia da Educação, de competências que lhes permitam lidar com as problemáticas emergentes. A experiência enquanto estagiária na Clínica Infantil do Tâmega resultou num desafio único, que foi preenchido por receios, trabalho, partilha e entusiasmo. O balanço é bastante positivo, tendo em conta o quão importante foi esta experiência de estágio, em termos de aprendizagem e crescimento pessoal. No primeiro capítulo deste relatório, começo por fazer uma caraterização da instituição onde realizei o estágio curricular em análise e serão apresentadas algumas considerações gerais como forma de contextualizar o papel do Psicólogo da Educação. O segundo capítulo consiste na descrição das atividades desenvolvidas no decorrer do estágio (processos de consulta psicológica individual). No terceiro capítulo descrevo 3 casos práticos que acompanhei autonomamente. Por fim, no quarto capítulo, segue-se uma reflexão final procurando ilustrar de uma forma reflexiva as experiências vivenciadas no decorrer do estágio. |
Description: | Exame público realizado em 21 de Junho de 2013. Relatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/2190 |
Document Type: | Master Thesis |
Appears in Collections: | [ULP-IPCE] Relatórios |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio.pdf Restricted Access | 4,86 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.