Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/217
Title: Desenvolvimento e validação do questionário de avaliação das crenças parentais acerca dos factores determinantes do rendimento académico dos seus filhos
Other Titles: Development and validation of the assessment questionnaire of parental beliefs about the determinants of school achievement of their children
Author: Santos, Pedro M.
Moreira, Paulo
Keywords: Rendimento escolar
Lar e escola
Issue Date: 2012
Citation: Santos, Pedro M. ; Moreira, Paulo (2012) - Desenvolvimento e validação do questionário de avaliação das crenças parentais acerca dos factores determinantes do rendimento académico dos seus filhos. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 3:1 (Janeiro-Junho 2012) 15-38.
Abstract: As trajectórias académicas desempenham um papel determinante no desenvolvimento dos indivíduos e estão associadas a diferentes resultados em múltiplos domínios de funcionamento. Sendo um preditor significativo do rendimento académico, o envolvimento dos pais com a escola depende de vários factores, incluindo processos cognitivos como o sistema de crenças. Apesar das evidências acerca do papel dos sistemas de crenças na predição de vários tipos de comportamentos, a relação entre as crenças dos pais acerca do rendimento dos filhos e o envolvimento dos pais com a escola, não está clarificada. Apesar da importância desta questão, são raros os instrumentos de avaliação de crenças dos pais acerca dos factores determinantes do rendimento académico dos filhos e não se conhece nenhum que esteja disponível para a população portuguesa. O objectivo deste estudo foi desenvolver e validar um questionário de avaliação das crenças parentais acerca dos factores determinantes do rendimento académico dos filhos. Participaram neste estudo 529 pais de alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário. Os resultados revelam uma estrutura de 5 factores para os 16 itens: ingenuidade, condições familiares, personalidade dos alunos; inteligência dos alunos e professores. Os valores dos alphas obtidos são aceitáveis, apesar de a escala de inteligência dos alunos beneficiar de procedimentos conducentes a um aumento da consistência interna.
Description: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 3, n. 1 (Janeiro-Junho 2012). - p. 15-38.
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11067/217
https://doi.org/10.34628/qsma-v340
ISSN: 1647-4120
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, v. 03, n. 1 (Janeiro-Junho 2012)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rpca_v3n1_1_artigo.pdfTexto integral242,93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
rpca_v3n1_1_declaracao.pdf
  Restricted Access
Declaração621,99 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.