Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/2138
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Joana Serra de | - |
dc.contributor.advisor | Silva, Paula | - |
dc.contributor.author | Granja, Ana Cristina Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-11T13:38:31Z | - |
dc.date.available | 2016-04-11T13:38:31Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/2138 | - |
dc.description | Exame público realizado em 22 de Novembro de 2013. | por |
dc.description | Relatório de estágio apresentado no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação. | por |
dc.description.abstract | A educação é uma prática social inerente à existência humana e carateriza-se por um conjunto de atividades através das quais as pessoas aprendem e ensinam o seu universo natural e sociocultural (Gomez, Freitas & Callejas, 2007). Nela se inscrevem as circunstâncias vitais, individuais e coletivas, através de construções das representações que outorgam significado à realidade permitindo estruturar uma visão do mundo e dos seres que o compõem (Delval, 1991, citado por, Gomez, Freitas & Callejas, 2007). A educação assume um papel complexo, no sentido que adquire distintos significados semânticos e práticos, na medida em que responde a diferentes experiências dos sujeitos e das comunidades (Gomez, Freitas & Callejas, 2007). Perspetivando a educação como uma multiplicidade de significados e pela diversidade de situações e lugares, distanciando-se da ideia de que a educação deve pertencer a um espaço único, permite promover a inserção do psicólogo com formação educacional em outros contextos que não sejam o espaço escola. Neste sentido, a ideia de que o psicólogo da educação deve atuar no âmbito do contexto escolar, torna-se limitada, no sentido de que as práticas educacionais podem ser produzidas nos mais diversos âmbitos e destinadas a diferentes alvos, favorecendo o desenvolvimento de potencialidades e promovendo a saúde física e psicológica e a qualidade de vida de todos os intervenientes que usufruam de apoio psicológico em contexto comunitário. A psicologia enquanto ciência que participa na comunidade pretende aproximar-se de todos os elementos que a constituem, ajudando-os na conscientização da sua identidade psicossocial (Valverde, 2011). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | por |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.subject | Psicologia da Educação | por |
dc.subject | Avaliação psicológica | por |
dc.subject | Consulta psicológica | por |
dc.subject | Distúrbio de Hiperactividade com Défice de Atenção | por |
dc.subject | Intervenção psicológica | por |
dc.title | Psicologia da educação em contexto comunitário | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Porto | por |
dc.identifier.tid | 201176157 | - |
dc.date.embargo | 2020-01-18 | - |
Appears in Collections: | [ULP-IPCE] Relatórios |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao de mestrado.pdf Restricted Access | 6,86 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.