Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/2138
Title: | Psicologia da educação em contexto comunitário |
Author: | Granja, Ana Cristina Ferreira |
Advisor: | Oliveira, Joana Serra de Silva, Paula |
Keywords: | Psicologia Psicologia da Educação Avaliação psicológica Consulta psicológica Distúrbio de Hiperactividade com Défice de Atenção Intervenção psicológica |
Issue Date: | 2013 |
Abstract: | A educação é uma prática social inerente à existência humana e carateriza-se por um conjunto de atividades através das quais as pessoas aprendem e ensinam o seu universo natural e sociocultural (Gomez, Freitas & Callejas, 2007). Nela se inscrevem as circunstâncias vitais, individuais e coletivas, através de construções das representações que outorgam significado à realidade permitindo estruturar uma visão do mundo e dos seres que o compõem (Delval, 1991, citado por, Gomez, Freitas & Callejas, 2007). A educação assume um papel complexo, no sentido que adquire distintos significados semânticos e práticos, na medida em que responde a diferentes experiências dos sujeitos e das comunidades (Gomez, Freitas & Callejas, 2007). Perspetivando a educação como uma multiplicidade de significados e pela diversidade de situações e lugares, distanciando-se da ideia de que a educação deve pertencer a um espaço único, permite promover a inserção do psicólogo com formação educacional em outros contextos que não sejam o espaço escola. Neste sentido, a ideia de que o psicólogo da educação deve atuar no âmbito do contexto escolar, torna-se limitada, no sentido de que as práticas educacionais podem ser produzidas nos mais diversos âmbitos e destinadas a diferentes alvos, favorecendo o desenvolvimento de potencialidades e promovendo a saúde física e psicológica e a qualidade de vida de todos os intervenientes que usufruam de apoio psicológico em contexto comunitário. A psicologia enquanto ciência que participa na comunidade pretende aproximar-se de todos os elementos que a constituem, ajudando-os na conscientização da sua identidade psicossocial (Valverde, 2011). |
Description: | Exame público realizado em 22 de Novembro de 2013. Relatório de estágio apresentado no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/2138 |
Document Type: | Master Thesis |
Appears in Collections: | [ULP-IPCE] Relatórios |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao de mestrado.pdf Restricted Access | 6,86 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.