Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/2135
Title: Personalidade e envolvimento escolar em alunos de etnia cigana
Author: Moreira, Rita Bastos
Advisor: Moreira, Paulo Alexandre Soares
Keywords: Psicologia
Psicologia da Educação
Abandono escolar
Crianças ciganas
Educação
Portugal
Issue Date: 2012
Abstract: Os alunos de etnia cigana têm sido identificados, em várias culturas, como uma população em risco de abandono escolar e de rendimento académico pobre. O envolvimento dos alunos com a escola é um forte preditor do rendimento académico e de abandono escolar. Para além disso, as dimensões de PS e SD do Modelo Psicobiológico de Personalidade de Cloninger, são também preditores do rendimento académico. Apesar destas evidências, não se conhece nenhum estudo que tenha avaliado o envolvimento numa perspectiva multidimensional nem a personalidade na perspectiva do Modelo Psicobiológico em alunos de etnia cigana. . O objectivo deste estudo foi avaliar Personalidade e Envolvimento Escolar em alunos de etnia cigana. Participaram neste estudo um total de 104 alunos do 1° ao 3° Ciclo, dos quais 40 alunos de etnia cigana( 23 do sexo masculino e 17 do sexo feminino) com idades compreendidas entre os 11 e os 16(M=13,38;DP=l,40) e 60 alunos não —ciganos(37 do sexo masculino e 27 do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 12 e os l6(M=13,38;DP=l.22). A Personalidade foi avaliada através da versão portuguesa do Junior Temperament and Character Inventor)’ (JTCI; Cloninger, 2003) e o Envolvimento Escolar através da versão portuguesa do Student Engagenent lnstrument (SEI;Appleton& Christenson, 2004). Os resultados demonstraram que alunos de etnia cigana apresentam níveis mais elevados nas dimensões de personalidade NS e HA e níveis inferiores em PS, SD, CO e ST. No envolvimento escolar alunos de etnia cigana apresentam níveis inferiores de envolvimento total, envolvimento cognitivo, suporte da família para a aprendizagem, motivação intrínseca e objectivos e metas futuras. Para além disso ao passo que nos alunos ciganos as dimensões de envolvimento escolar estão positivamente correlacionadas com HA, PS, SD e CO e em menor grau com RD, nos alunos não — ciganos as dimensões de envolvimento escolar, estão apenas associadas a PS e em menor grau a RD e SD. Os resultados deste estudo dão importantes contribuições para a compreensão da personalidade e do envolvimento escolar em alunos de etnia cigana. (Rita Bastos Moreira)
Description: Exame público realizado em 02 de Março de 2012.
Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação.
URI: http://hdl.handle.net/11067/2135
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação de mestrado.pdf
  Restricted Access
2,34 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.